Santa Cruz do Sul

FOTOS: Projeto Repensar é lançado na Escola Ernesto Alves

O lançamento do Projeto Repensar Meio Ambiente 2023 – especial escolas foi realizado na tarde dessa quinta-feira, 11, na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Na ocasião, alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental da instituição aprenderam sobre separação e destinação correta do lixo, bem como receberam instruções teóricas e práticas para criar uma composteira doméstica para reciclagem de resíduos orgânicos. Ao longo do ano, mensalmente na segunda terça-feira de cada mês, uma nova atividade ocorrerá em uma escola de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: Projeto Repensar Meio Ambiente vai às escolas

A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Educação, Wagner Machado; do secretário municipal de Meio Ambiente, César Cechinato; do diretor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, e de representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). A palestra e a oficina ficaram por conta da empresa Ecosar, que atua há dez anos no ramo de serviços ambientais e venda de produtos ecologicamente corretos.

Publicidade

Ao lembrar o artigo 225 da Constituição Federal, que trata sobre o direito de todos a um meio ambiente ecologicamente equilibrado, Wagner Machado chamou a atenção das crianças para a importância do projeto e da preservação ambiental. “Faz com que vocês desenvolvam um olhar de cuidado e possam crescer em um mundo cuidado e sadio. Mais do que isso, para que no futuro os filhos de vocês tenham essa mesma garantia.” Falou ainda sobre a necessidade da mudança de hábitos e das dificuldades desse movimento. “Parece tão simples e óbvio, mas se fosse assim, nós não precisaríamos fazer tanta força para transmitir uma mensagem tão comum.”

LEIA TAMBÉM: Aposentado coleta resíduos pelo bem do meio ambiente em Santa Cruz

Cechinato frisou a relevância do Projeto Repensar e o início da quarta temporada com foco nas escolas. “Aqui é o ambiente adequado para tratarmos sobre o futuro do planeta. Pessoas mais velhas têm dificuldades para adquirir novos hábitos, e por isso é importante que iniciativas como essa comecem aqui.”

Publicidade

Jones Alei, por sua vez, lembrou que todas as atividades do Repensar Meio Ambiente 2023 serão gravadas na íntegra e transmitidas nas demais escolas, com o objetivo de difundir ao máximo o conteúdo. “O nosso grande propósito é conseguir terminar este ano cuidando melhor dos nossos entornos. Para alcançar isso, não há cenário mais adequado para começar do que a sala de aula.”

Olhos e ouvidos atentos na prática

A primeira atividade foi uma palestra realizada no auditório da escola e conduzida por Alexandro, Cássia e Isabele de Paula, da Ecosar. Eles apresentaram uma série de informações sobre a separação e destinação correta dos itens recicláveis para a coleta seletiva, bem como tiraram dúvidas. Na sequência, passaram para a proposta da tarde: a criação e manutenção de uma composteira doméstica, equipamento também conhecido como minhocário e utilizado para a transformação de resíduos orgânicos em húmus e fertilizante natural.

LEIA TAMBÉM: Entrega das Sacolas do Bem movimentou pórtico de entrada do Parque da Oktoberfest

Publicidade

Depois da aula teórica, foi a vez da aula prática no pátio da escola. Lá, os pequenos puderam ver de perto do que é feita a composteira, como é montada e quais são os cuidados diários, além dos alimentos adequados para a reciclagem. “Nós temos que pensar em novas ações e projetos inovadores. O evento de hoje é uma grande oportunidade dada aos nossos estudantes”, destaca a diretora Janaína Venzon.

Para Alexandro de Paula, levar o conhecimento para dentro da escola é uma maneira de formar cidadãos com pensamento e hábito de proteger o meio ambiente desde cedo. “Depois, quando cresce, essa criança vai se tornar um adulto acostumado com isso, e nós não precisaremos mudar a cabeça dele.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.