Dezenas de alunos e professores caminharam pelas ruas centrais de Santa Cruz do Sul empunhando cartazes e faixas, na manhã desta quarta-feira, 19. Eles pediam, entre outros temas, a revogação do novo Ensino Médio.
A manifestação local acompanha iniciativas semelhantes, que ocorrem em todo o país. “Esse novo Ensino Médio é ruim e não atende as nossas necessidades”, disse o coordenador da União de Estudantes de Santa Cruz (Uesc), Matheus Mello. Ao liberar o microfone para os estudantes, novas questões foram levantadas, como a falta de estrutura das instituições públicas de educação.
LEIA TAMBÉM: “É fundamental valorizar o professor”, diz diretora do 18º núcleo do Cpers/Sindicato
Publicidade
Uma das alunas destacou o fato de que a instalação do turno integral fez com que turmas fossem “empilhadas” na biblioteca para dormir. Além disso, apontou as questões básicas como a falta de papel higiênico e ter pão com margarina, como lanche.
A diretora do 18º Núcleo do Cpers, Cira Kaufmann, reforça a queixa dos estudantes e diz que o novo Ensino Médio não dá a formação necessária para os alunos da rede pública. “Não prepara para um vestibular ou concurso público, por exemplo. Isso é a precarização do ensino público”, alerta.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!