Olá! Não há o que não haja! Já vi coleção de tudo, de todo tipo de item. Mas esta surpreendeu até a mim próprio, que coleciono há anos. Um acervo de itens com temas de… vaquinhas!
Quem protagonizou essa façanha é a professora Luciana Antônia Tremea. Ela já reuniu mais de 2.100 itens, e chegou ao ponto de ultrapassar em peças até o acervo de sua própria incentivadora!
São os mais variados objetos domésticos e de decoração (o que inclui um sapato de vaca, uma vassoura de vaca, um rodo!), que tornam a sua cozinha uma Cow Parade particular.
Publicidade
Além das vaquitas, vamos recordar hoje dos baús e das malas de antigamente; do Pé na Tábua, da Estrela, que fez muito sucesso; e dos Enrolados Pepsi. Vamos juntos em viagem nostálgica ao passado?
LEIA MAIS: Espaço nostalgia: uma “garagem” de carrões de encher os olhos
Hoje, vamos conhecer uma coleção que poderia ter sido só mais um item de decoração. Mas esse termo não se encaixou para Luciana Antônia Tremea, natural de Anta Gorda, radicada em Santa Cruz, casada com Jaime e mãe do João Vitor, professora da Unisc e que integra o Grupo do Bem. Não fosse pelas imagens já vistas aqui, talvez alguém até perguntaria: tá, mas o que a Luciana coleciona, afinal?
Publicidade
Pois é. Vaquinhas. De todos os tipos: xícaras, copos, porta-talheres, sanduicheiras, ímãs, despertador, panelas, tudo que estampar uma vaquinha. Lá em 1993 foi trazido da Itália o primeiro item: um adorno que emitia o rugido de uma vaca. Depois, em 1995, sua amiga Rejane Theisen a presenteou com duas xicrinhas, que estampavam as imagens das vaquinhas. Neste mesmo ano, ao receber a visita de uma amiga, lá de Goiânia, deu início a sua magnífica coleção.
Ao chegar em Santa Cruz, a amiga Maria Alice Magalhães incentivou-a. Lembra Luciana que a amiga disse: “Vamos achar um tema aqui para tua cozinha. Pode ser de patinhos, girassol, qualquer tema, mas vamos enfeitar essa cozinha!” Foram pelas lojas de Santa Cruz e compraram vários itens de vaquinhas. Hoje, já são mais de 2.100 peças. No início muitas foram compradas, mas a maioria são presentes. Um merece carinho todo especial: é a vaquinha que era do acervo do amigo Tavares e sua esposa Maria Angela, pois eles abriram mão da peça para presenteá-la. Detalhe: de tempos em tempos todas as peças recebem um bom banho, que Luciana e sua ajudante Andréia aplicam.
LEIA MAIS: Moradora de Santa Cruz do Sul já esteve em 58 países e pretende escrever livro
Publicidade
Vou apresentar aqui dois itens muito antigos do meu acervo. Trata-se de um baú e de uma mala de viagem. Antigamente eles eram feitos de madeira com alças em couro. Itens muito requintados que serviam para guardar roupas, armas e objetos de valor. Assim como o meu baú, alguns recebiam revestimento em couro, o que dava um ar mais sofisticado à peça e na mala a parte interna era revestida de tecido. Para manter a segurança ainda possuíam trancas e um espaço para um cadeado.
LEIA MAIS: FOTOS: uma coleção com a cara do verão que vem aí
Pé na Tábua, da Estrela, foi mais um brinquedo que fez sucesso entre a garotada dos anos 80. Era um carro de Fórmula 1 e, para brincar, bastava pisar no pedal fole, que impulsionava o carrinho. Era mais emocionante quando havia um amigo para competir.
Publicidade
LEIA MAIS: FOTOS: você lembra do Club Social em latinha?
A Promoção Enrolados Pepsi agitou a garotada entre agosto e outubro de 2008, período em que a ação estava sendo realizada. Para você descolar um Enrolado, bastava juntar cinco tampas ou cinco latas da promoção, que, com mais R$ 2,00, davam direito a escolher um dos quatro modelos, que exibimos nesta página. O Enrolado era um boneco decorativo para enrolar seus fones de ouvido. Além das tampinhas ou das latas, era possível juntar cinco selos de copos promocionais. Neste colecionável, dava para armazenar os fonezinhos de ouvido de celular para sempre saber onde encontrá-los, ou não extraviá-los. E todos queriam ter os quatro modelos, claro!
LEIA MAIS: FOTOS: aposentado tem uma coleção digna de figurar em cartão-postal
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.