A saúde das crianças do Vale do Rio Pardo ganhou um reforço na tarde dessa sexta-feira. Foi inaugurada oficialmente a reforma da ala de internação pediátrica do Hospital Santa Cruz (HSC), em um evento com a presença de autoridades do município, da região e do Estado, além de trabalhadores da casa de saúde.
A reestruturação na internação do Sistema Único de Saúde (SUS) focou a melhoria dos sanitários, corredor de acesso, posto de enfermagem, equipamentos, piso, forro e partes elétrica e hidráulica. Além disso, houve a readequação da acessibilidade da Pediatria. Agora, são 12 leitos e mais um de isolamento para atender os pacientes.
A obra, iniciada em janeiro deste ano, foi possível pela emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini (PL), que destinou R$ 300 mil ao HSC. Também foram usadas outras fontes de recursos próprios. Presente ao ato de inauguração da reforma, Cherini disse que a Saúde não deve ter partido político. “Não importa a sigla, todos precisam e merecem esse atendimento qualificado.” O diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, comentou que a principal intervenção foi nos leitos de internação pediátrica. Ele enfatizou que se trata de uma reconstrução. “Está totalmente reconstruída nossa ala pediátrica.”
LEIA TAMBÉM: Obra da UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz deve começar no mês que vem
Publicidade
O HSC é referência para toda a região, especialmente em situações de parto de alto risco, em que são ocupados leitos na maternidade, nas UTIs e também na Pediatria. A médica pediatra e também coordenadora da Pediatria, Tatiana Kurtz, frisou a importância do olhar voltado à saúde dos pequenos. “Nossas crianças nascem, crescem e, infelizmente, adoecem. E, ao adoecerem, elas precisam tanto do acolhimento dos pais quanto do acolhimento de uma instituição e dos profissionais.”
O evento também contou com a presença da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany; do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Elstor Desbessell; da coordenadora regional de Saúde, Mariluci Reis; da deputada estadual Kelly Moraes (PL) e da vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Valim.
UTI Pediátrica deve ser concluída no fim do ano
Conforme o diretor Vilmar Thomé, a reestruturação da internação é uma fase anterior ao processo para abrigar a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. “Primeiro reformamos essa estrutura e, em seguida, vamos partir para a reforma da UTI. Na prática, ela já iniciou.”
Thomé disse que a expectativa é de que as obras da UTI sejam concluídas entre novembro e dezembro.
Publicidade
“Ela será ativada após o aditivo de contrato prevendo custeio da operação dessa nova UTI. A conclusão da obra, com instalação dos equipamentos, será ainda no fim deste ano.”
VEJA ALGUMAS FOTOS:
Fotos: Alencar da Rosa
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!