Para encerrar em grande estilo a 37ª Oktoberfest, foi realizado neste domingo, 23, o último desfile temático da edição. Os figurantes e espectadores foram contemplados com um domingo que já começou com sol e até com um pouco de calor. Uma hora antes do início, muita gente já se concentrava na esquina das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos. A presidente da Coordenação Executiva desta edição, Roberta Pereira, estima que 50 mil pessoas acompanharam o desfile. O governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, esteve presente.
Foram cerca de 5 mil figurantes que, divididos em alas temáticas, levaram muitas cores para o Centro de Santa Cruz do Sul, animaram e deram início às despedidas da Festa da Alegria de 2022. Neste ano, diferente das edições anteriores, o desfile não teve apenas um tema, mas sim vários que, divididos em palavras como família, esperança e reencontro, faziam questão de salientar a importância da retomada das atividades sociais no pós-pandemia. “Dia maravilhoso! Obrigada Deus e todos que fazem essa festa maravilhosa”, enfatizou Roberta Pereira.
LEIA TAMBÉM: Expositores da Feirasul comemoram vendas em alta na 37ª Oktoberfest
Publicidade
Consciente da relevância da festa para a região e para o Rio Grande do Sul, o governador ressaltou o momento de retorno do evento. “É a edição sem qualquer restrição de natureza sanitária. Um domingo lindo, sem uma nuvem no céu. É uma obrigação do Governo do Estado estar presente, mas eu estou aqui de coração”, disse. Não foi a primeira vez que Ranolfo Vieira Júnior veio à Oktoberfest. Ele comentou que esteve na Festa da Alegria em 2019. “A expectativa que temos desta 37ª edição é muito positiva, especialmente pelo fato de que é a primeira neste pós-pandemia. Estamos verificando todos os grandes eventos do Rio Grande do Sul superarem as expectativas muito em razão do tempo que ficaram reprimidos”, acrescentou o governador.
Novidade neste ano, o carro do Turismo e Memória teve como objetivo dar destaque ao potencial turístico de Santa Cruz do Sul, especialmente em período de Oktoberfest. Nesta edição, a ala contou com o apoio de toda rede hoteleira de Santa Cruz, que, ao receber turistas, já faziam o convite para que eles desfilassem. O idealizador e coordenador de atendimento ao turista da 37ª Oktoberfest, Luiz Carlos Moritzen, contou que é a primeira vez que o carro alegórico participou da parada. “É um trabalho longo de incentivo ao turismo, aqui está toda rede hoteleira, com seus CEO e um designado, para fazer esse processo de quando o turista chegasse ao hotel, convidá-lo para vir. Eles estão vindo e até querendo alugar ou comprar traje típico”, detalhou.
LEIA TAMBÉM: Um espaço especial que valoriza o agronegócio
Publicidade
O tradicional trem, que já passou em muitas edições da Oktober pela Floriano, neste ano foi remodelado e coberto por imagens de pontos turísticos de Santa Cruz. De acordo com Moritzen, turistas de muitos lugares vieram prestigiar a Festa da Alegria. “Teve gente de Manaus, da fronteira com o Uruguai, El Salvador… E a cada ano eles querem vir mais.”
A gastronomia seguiu ganhando destaque nesta Oktoberfest, também além dos portões do parque. No desfile deste domingo, o tradicional porco no rolete, da Comunidade de Linha Nova, deixou com água na boa os espectadores que estavam na Marechal Floriano.
LEIA MAIS: Por dentro da Oktober: para completar a coleção
Publicidade
O Festival Gaúcho do Porco no Rolete acontece no dia 13 de novembro e, segundo um dos organizadores, o desfile acaba sendo já uma forma de convidar o público para o evento. “Faz anos que desfilamos. E para nós é uma propaganda boa para o festival”, observou José Grando. “Serão assados 40 porcos”, completou Valdir Poriath.
Muita gente aproveitou a manhã de céu limpo e clima agradável para prestigiar os milhares de figurantes que encheram o Centro de Santa Cruz do Sul com variadas cores. Leni Voel, de 52 anos, e a mãe Orizontina Greiner, de 73, foram umas das milhares de pessoas que curtiram o momento. Pela primeira vez assistindo ao desfile juntas, as moradoras de Santa Cruz conseguiram um lugar privilegiado, bem perto de onde passaram as alas. “Eu já vim mais vezes, eu vinha quando meus netos dançavam dança alemã”, disse Orizontina. “Está muito bonito, a cidade está bem linda”, completou Leni.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A OKTOBERFEST
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.