Santa Cruz do Sul

FOTOS: Ordenação de Itacir Brassiani como bispo da Diocese de Santa Cruz lota a Catedral

A cerimônia de ordenação episcopal e posse do monsenhor Itacir Brassiani como novo bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul lotou a Catedral São João Batista na tarde deste domingo, 29. A celebração foi presidida por dom Leomar Brustolin, arcebispo de Santa Maria, e contou com a presença dos co-ordenantes dom Aloísio Dilli, bispo emérito de Santa Cruz do Sul, e dom Guilherme Antônio Werlang, bispo da Diocese de Lages, em Santa Catarina. A igreja recebeu diversas caravanas de fiéis vindos das 51 paróquias da região e até de outros estados.

A grande movimentação levou a Catedral a receber um dos maiores públicos da história. Todos os assentos estavam ocupados, bem como os corredores, laterais, fundos, mezanino e a frente do altar. Pontualmente às 15 horas, diáconos, padres e bispos de diferentes dioceses e arquidioceses entraram no templo e ocuparam seus lugares no altar, de onde acompanharam e participaram de todo o rito religioso.

LEIA MAIS: ENTREVISTA: Bispo detalha os planos para a Diocese de Santa Cruz

Publicidade

Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado
Fotos: Rafaelly Machado



A ordenação episcopal do monsenhor Itacir Brassiani começou com a leitura do mandato apostólico enviado pelo Papa Francisco, bem como a nomeação de Roma. “Neste momento se nomeia o novo bispo de Santa Cruz e isto não é só uma ação canônica burocrática, não é um papel, é um processo que vem pela inspiração do Espírito Santo”, disse dom Leomar Brustolin enquanto conduzia a cerimônia. Ele agradeceu ainda a dom Aloísio Dilli pelos oito anos dedicados à diocese e pelo trabalho executado com excelência em tudo o que se propôs.

VEJA: VÍDEO: assista à posse do novo bispo da Diocese de Santa Cruz

Dom Leomar ressaltou os tempos difíceis em que vivemos e das complexidades que estão por vir no futuro. “Temos que ser a Igreja do diálogo. Estamos desaprendendo a dialogar e achando que quem não pensa como nós não pode nem se aproximar.” Uma das funções de Brassiani enquanto bispo, afirmou, será ouvir e promover a participação de todos nas atividades religiosas. Lembrou ainda que o Rio Grande do Sul é o Estado com a maior taxa proporcional de suicídios do País, um claro sinal de que a sociedade não está bem e precisa de amparo.

Publicidade

LEIA MAIS: ÁUDIO: “Estarei com os olhos e ouvidos atentos e com uma grande disposição para entender e acolher”, diz novo bispo

Prosseguiu então a ordenação com a imposição das mãos por todos os bispos presentes, a unção com óleo, a entrega do livro dos evangelhos e o recebimento das insígnias episcopais: o anel, que simboliza a fidelidade e a união entre o bispo e o povo; a mitra, um chapéu alto e pontudo que simboliza a autoridade espiritual; o báculo, uma espécie de cajado que representa o bispo como pastor espiritual; e a cruz peitoral, sinal visível de sua fé e responsabilidade como sucessor dos apóstolos.

Por fim, dom Itacir Brassiani, já como bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, assumiu a presidência da celebração eucarística e conduziu os trabalhos até o encerramento. Depois da comunhão, abençoou a congregação pela primeira vez.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.