Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REGIÃO

FOTOS: moradores de Sinimbu têm suas casas invadidas pela água

Foto: Reprodução/Facebook

Situação foi registrada no fim da tarde de quarta-feira em Sinimbu

Nove meses após a enchente que assolou Sinimbu, moradores voltaram a ter suas casas alagadas no Centro do município. A situação aconteceu no fim da tarde dessa quarta-feira, 29, quando um grande acumulado de chuva atingiu a região. A falta de escoamento na Rua Frederico Kops, via lateral ligada a Avenida General Flores da Cunha, acarretou inúmeros transtornos aos moradores que residem no local.

Uma das afetadas foi a aposentada Rosane Weigel, de 69 anos, que mora com o irmão, Álvaro Weigel, 77. No fim da tarde de quarta, Rosane estava em uma consulta médica em Santa Cruz do Sul, quando ficou sabendo da situação em sua rua. “Cheguei às 18h20, foi quando começou a descer a água para a casa. Pelo menos umas 15 pessoas ajudaram a limpar”, relatou a moradora, citando sobre o apoio de vizinhos e autoridades que foram até o local ver a situação.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: prefeito de Vera Cruz é visto fazendo a limpeza do Arroio Andreas

Publicidade

Segundo Rosane, foi a quinta vez que entrou água em sua casa, desde a enchente histórica do ano passado. “Não há um escoamento eficiente nessa rua, há somente um bueiro. O outro que tinha foi fechado com entulhos e brita”, afirmou. A moradora também fez críticas ao Poder Público, que ainda não tomou providências mesmo a par da situação.

Na casa ao lado de Rosane, mora Leoni Brandt, 58. Ela possui uma loja de confecção e bazar na Rua Frederico Kops e teve algumas de suas mercadorias danificadas após a água sair pelo ralo do banheiro e invadir todo o estabelecimento. “Algumas calças jeans ficaram molhadas e sujas, teremos que vender a preço de custo”, salientou. Leoni revela que entrou em contato com a atual administração municipal logo que a previsão do tempo apontou para chuvas intensas, mas não obteve retorno.

LEIA TAMBÉM: Cinco bairros de Santa Cruz ficam sem água

Publicidade

No início da Frederico Kops, junto à Avenida General Flores da Cunha, Carmen Brandt, 62, trabalha em uma lanchonete e tem sua casa ao lado do estabelecimento. No fim da tarde de quarta, ela viu a água da chuva invadir o pátio de sua residência e subir alguns centímetros dentro da moradia, além de invadir a cozinha improvisada da lanchonete. Apesar de não ter tido perdas materiais, a moradora pede por providências. “Nossa indignação é com o Poder Público. Depois da enchente, nada foi mudado”, aponta.

A reportagem da Gazeta do Sul entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Sinimbu. Em nota, o Município informou que “a Administração Municipal está empenhada em solucionar o problema e que está buscando a realização da limpeza e desentupimento dos bueiros, através de empresa especializada”. Ainda, que “a Secretaria de Obras, juntamente com o setor de Engenharia, também está avaliando a situação e verificando a necessidade de obras nesses locais”.

Veja a nota na íntegra:

No entardecer de ontem, dia 29, algumas regiões de Sinimbu, incluindo o centro do Município, foram atingidas por chuvas pontuais. No centro, houve o registro de 130 milímetros de chuva em cerca de meia hora, o que ocasionou alguns transtornos. As principais dificuldades relatadas dizem respeito ao escoamento da água da chuva em bueiros e bocas de lobo, principalmente no centro de Sinimbu, na Rua Frederico Kops. Informamos que a Administração Municipal está empenhada em solucionar o problema e que está buscando a realização da limpeza e desentupimento dos bueiros, através de empresa especializada. A Secretaria de Obras, juntamente com o setor de Engenharia, também está avaliando a situação e verificando a necessidade de obras nesses locais. Com relação aos problemas registrados no interior, importante ressaltar que a Secretaria de Obras está trabalhando para reestabelecer a trafegabilidade nas estradas e seguir com o cronograma de melhorias nas vias, bem como abertura de valetas e bueiros. Sabemos dos transtornos que situações como a de ontem causam e nos comprometemos a buscar soluções para amenizar e/ou resolver o problema. Para casos de urgência em situações de temporal ou alagamentos, a comunidade pode estar comunicando a Defesa Civil Municipal através do telefone (51) 99658-7513 ou a Secretaria de Obras, pelo telefone (51) 99968-9524.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.