A noite dessa terça-feira, 20, representou a realização de um sonho para três meninas do Abrigo Feminino Municipal de Santa Cruz do Sul. Cercadas de amigos, familiares e colegas, Ágata, Érika e Maria Eduarda comemoraram seus 15 anos em uma festa que foi realizada na Casa da Amizade. Foi uma celebração com jantar, valsa, homenagens, música, muita diversão e emoção.
Bastante emocionada, a jovem Maria Eduarda, que fez 15 anos no dia 12 de fevereiro, disse que foi tudo uma grande surpresa. “Eu nunca pensei que ganharia uma festa, eu não planejava nada. Quando eu recebi a notícia que ia ganhar a festa, fiquei bem ansiosa.” Assim como ela, as amigas e colegas de abrigo, Ágata e Érika, também tinham o sonho de celebrar o debut em uma celebração como a dessa terça-feira. “Espero que seja muito bom”, contou Érika enquanto se preparava no salão de beleza. Vestidas de rosa, verde e azul, todas elas escolheram a cor do vestido.
LEIA TAMBÉM: Iniciativa para fortalecer autoestima feminina têm atividades previstas para o ano todo
Publicidade
A coordenadora do Abrigo Feminino, Raquel Assis, acompanhou a preparação de cabelo e maquiagem das meninas e também entrou junto delas no salão onde aconteceu a festa. Segundo Raquel, o objetivo da realização do evento foi o de proporcionar memórias felizes às três meninas, que já vivenciaram situações bastante difíceis. “A gente comemora o aniversário de todas as acolhidas, e para as de 15 anos sempre fazemos um evento. Buscamos a contribuição de parceiros da sociedade e conseguimos construir essa grande festa.”
Segundo a coordenadora, foi a primeira comemoração desse porte realizada para debutantes. “São meninas que já passaram por muitas coisas difíceis e sempre buscamos, dentro do abrigo, dar oportunidades e fazer com que elas acreditem que podem sonhar e realizar.”
LEIA TAMBÉM: Alunas de escolas públicas realizam o sonho da festa de 15 anos
Publicidade
Raquel salientou que as jovens no Abrigo Feminino estão com medida protetiva, pois encontravam-se em situação de risco e por isso foram acolhidas. “A partir dali trabalhamos a questão do autocuidado, autoestima e do acreditar que é possível a vida delas ser diferente.” Alguns menores de idade que estão em abrigos podem ser adotados, mas outros estão afastados temporariamente de suas famílias.
Em razão de ter compromissos em Brasília, no Distrito Federal, a prefeita Helena Hermany não conseguiu estar presente. Representando a chefe do Executivo, a secretária do Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, compareceu à festa e falou da importância da comemoração.
“A festa é um rito de passagem para uma menina que faz 15 anos. Poder proporcionar isso com todo esse carinho, preparado pela equipe e por tantos parceiros, é muito especial. É com muita gratidão que realizamos esse evento, que foi feito a muitas mãos, justamente para presentear as meninas e proporcionar esse momento lindo para elas”, observou Roberta.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade