Geral

FOTOS: furto de placas é problema constante em Santa Cruz do Sul

O número de placas furtadas em locais públicos segue crescendo em Santa Cruz do Sul. Em todos os casos, são materiais de bronze, ferro e metal que homenageiam personalidades ou indicam pontos turísticos da cidade.

Um dos fatos mais recentes aconteceu na esquina das ruas Marechal Floriano e 28 de Setembro onde ficava a placa que homenageava os primeiros vereadores do município. Também chama a atenção o furto em outro ponto, bastante conhecido. Além disso, o monumento em questão foi alvo de criminosos pela segunda vez. A placa em homenagem a Luiz Pinheiro Guimarães Dourado, que ficava em uma herma na parte de trás da Praça da Bandeira, foi levada.

LEIA MAIS: Placa que homenageava primeiros vereadores de Santa Cruz é furtada

Publicidade

Neste mesmo local havia um busto de Luiz Dourado, que foi furtado em 2019. Agora, resta apenas a estrutura de pedra. Esse era um monumento icônico, conhecido dos santa-cruzenses, num ponto central da cidade e que homenageava uma figura importante. Luiz, que atuou no município como professor, é pai de Hélio Dourado, ex-jogador e presidente do Grêmio. Além da placa, números de prédios próximos ao ponto também foram furtados.

LEIA TAMBÉM: Livro resgata gestão de Hélio Dourado à frente do Grêmio

Busto foi furtado em 2019 | Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens
Agora, placa também foi levada | Foto: Reprodução/Caio Flávio

A reportagem da Rádio Gazeta entrou em contato com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, que se manifestou por meio da assessoria de comunicação. Conforme a equipe, o Executivo está ciente dos casos e trabalha em um levantamento para recolocação das peças.

Publicidade

LEIA MAIS: Guarda Municipal prende homem suspeito de furtar pelo menos 20 placas em Santa Cruz

Suspeito chegou a ser preso

Em junho, um homem foi preso suspeito de ter furtado pelo menos 20 placas de diversos pontos da cidade, como na Praça Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, Monumento ao Imigrante e Monumento ao Expedicionário. A suspeita é de que os criminosos roubam as placas, principalmente as de bronze, para derreter e vender.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.