“Traga bênçãos pra nós, oh mãe dos Navegantes“… Com o trecho da canção escrita pelo sobradinhense Chico Leal, a homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes é cantada durante todo o ano, mas ganha ainda mais sinfonia, com a soma de novas vozes, no período de preparação e na semana de sua data especial, dia 2 de fevereiro.
Desde o lançamento da festa da padroeira da Paróquia Católica Nossa Senhora dos Navegantes, que engloba Sobradinho, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul, no mês de dezembro, diversas atividades foram realizadas buscando aproximar os fiéis da mãe Maria. Foram trinta dias de celebrações nas comunidades com a Trintena; de doações da população para a produção e posterior comercialização de bolachas; da venda da rifa para angariar fundos para restauração da parte interna da Igreja Matriz; de dedicação de um grande grupo de voluntários para fazer com que a festa e tudo o que ela envolve aconteça.
Em seus 82 anos de história, em 2023 o tema das festividades é “Com Nossa Senhora dos Navegantes a Caminho do Pai”. Nestas mais de oito décadas a comunidade participa ativamente da organização e execução da festa, tendo ao lado a orientação dos padres e Conselhos.
Publicidade
Nesta semana especial as festividades iniciaram com a Missa da Saúde, na quarta-feira, 1° de fevereiro, seguida por bênção. No caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Sobradinho, padres e seminaristas abençoaram o centro e demais bairros da cidade junto à imagem da santa.
A programação seguiu nesta quinta-feira, dia 2, feriado em Sobradinho em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. Às 8h30 foi promovida procissão a pé, saindo da Praça 3 de Dezembro com direção à Igreja Matriz, onde foi celebrada Missa de Ação de Graças. Grande público prestigiou a celebração.
Ao meio-dia o almoço foi no formato drive thru (pegar e levar), contando ainda com a comercialização de pães, cucas e bolachas no Salão Paroquial Católico. Já à noite baile com animação da banda Os Atuais, no Parque da Fejão.
Publicidade
Nesta sexta-feira, dia 3, às 18 horas, Missa do Apostolado da Oração na Igreja Matriz. No sábado, dia 4, venda de galinhas assadas, pães, cucas, bolachas, tortas, camisetas e rifa pela manhã no Salão Paroquial Católico. Às 18 horas missa na Igreja Matriz.
LEIA TAMBÉM: Fiéis celebram Nossa Senhora dos Navegantes em Rio Pardo
O dia festivo ocorrerá no domingo, 5 de fevereiro, no Parque da Fejão, iniciando com procissão motorizada às 9 horas, saindo da Igreja Matriz, e bênção de veículos na chegada ao parque, sendo seguida por missa festiva presidida pelo bispo Dom Edson Batista de Melo. Às 14 horas ocorrerá a Reza do Terço Vocacional e, após, às 15 horas, celebração com bênção do Santíssimo e da garganta. Na sequência, domingueira com Quarteto Musical. Este tradicional domingo festivo retorna após dois anos sem sua realização em razão da pandemia.
Publicidade
Ao longo do dia ainda serão realizados jogos do Torneio de Futebol Sete, comercialização de itens para almoço, copa, lanches, tortas, pescaria, venda de artigos religiosos e brinquedos para as crianças.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.