Santa Cruz do Sul

FOTOS: fiéis homenageiam Nossa Senhora Aparecida em procissão

Este feriado de 12 de outubro, que homenageia a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi marcado por uma procissão realizada na manhã desta quarta-feira, em Santa Cruz do Sul. Às 8h30, fiéis saíram da Paróquia Santo Antônio e seguiram em uma caminhada de quatro quilômetros para fazer preces, mas principalmente para agradecer à santa.

A procissão foi realizada pela comunidade Nossa Senhora Aparecida do Bairro Esmeralda. No trajeto, os devotos fizeram uma parada em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para a realização de uma bênção. De acordo com a ministra e catequista da comunidade, Carla Back, o encontro é realizado desde 2010 e, mesmo durante a pandemia, continuou acontecendo, porém com restrições.

LEIA TAMBÉM: Médicos destacam papel da espiritualidade para tratar doenças mentais

Publicidade

Após a caminhada, os fiéis se reuniram para um almoço de celebração. “A procissão é feita desde 2010, quando pegamos a imagem fac-símile no Santuário de Aparecida, em São Paulo, quando uma comitiva foi para lá. Desde então fazemos as novenas e dia 12 é a grande procissão saindo da Paróquia, seguido de missa e os festejos na comunidade”, salienta Carla.

A data, segundo a catequista, é o momento em que a fé e a devoção são expressadas à Maria. “Ela que nos concede suas graças e intercede junto ao seu filho Jesus para que possamos ter a paz e a fraternidade e para que possamos construir uma igreja fraterna, missionária e solidária”, completa. 

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá procissão para Nossa Senhora Aparecida nesta quarta

Publicidade

Presença de Maria

O pároco da Paróquia Santo Antônio, que pertence à Comunidade Nossa Senhora Aparecida, padre Fabrício Niederle, explica que o dia 12 de outubro foi acolhido pela Igreja para destacar a presença de Maria. “Ela recebeu a visita do anjo da parte de Deus para uma missão especial e deu o seu sim mesmo não sabendo como tudo iria acontecer, da mesma forma, Deus espera de nós esse sim, para que possamos colaborar com a obra da salvação, da vida, do amor, do respeito, da caridade e da partilha.”

Para o padre, nos tempos atuais, é ainda mais necessário respeito e compreensão. “Precisamos de mais amor, mais amabilidade entre as pessoas. Esse dia quer nos unir em torno da mãe, que seguiu seu filho Jesus. É a figura da mulher, da mãe, daquela que cuida da família e que cuida para que também se viva a fé, os valores e os princípios. Celebrar a padroeira do Brasil é rezar e pedir para que Deus olhe com carinho por todas as famílias”, acrescenta o pároco. 

Somente gratidão

A moradora da comunidade Ana Cláudia dos Santos participa da procissão há cerca de cinco anos. Nesta manhã de quarta-feira, ela carregava uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que sempre vai junto com ela na caminhada. “A gente só tem a agradecer. Só gratidão. Sempre, todos os dias, por tudo, pelo que a gente já passou, pelo que a gente está passando… Somente gratidão, sempre”, conta, emocionada.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Confira as fotos:

Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry
Fotos: Bruno Pedry

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.