Os termômetros nas alturas não afugentaram os devotos de São Sebastião Mártir. Eles acumularam-se ao lado da Igreja Matriz, no Centro de Venâncio Aires, na tarde desse domingo, 22, para acompanhar a missa campal seguida de procissão. A celebração é o ápice da programação do evento, que chegou à sua 147ª edição, envolvendo a comunidade e atraindo grande público.
LEIA TAMBÉM: Fiéis acompanham missa campal na Festa do Bastião
O casal Erlanda e Balduíno Becker, da Linha Grão Pará, faz questão de ir anualmente à cerimônia. Por morarem um pouco distante, abrem mão das outras atividades organizadas pelos festeiros, mas não deixam de ir à missa e à procissão. “Neste ano, temos uma agradecimento especial, porque nossa netinha nasceu prematura, então pedimos para que ficasse tudo bem”, diz Erlanda, ao comentar que a menina de cinco meses estava vestida de anjo.
Publicidade
Enquanto Erlando e Balduíno faziam as suas orações, acomodando-se à sombra o casal Selmira Hein da Silva e Darci da Silva, de Estância Nova, estavam mais próximos do altar, onde o bispo Dom Aloísio Alberto Dilli comandava o encontro de fé. “Ano passado também estava quente e fizemos o trajeto a pé, mas nesse ano vamos com calçados”, relembra Selmira.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Cultura de Venâncio Aires muda de endereço
Camila Fett e Roberto Machado resolveram encarar o desafio de percorrer as ruas centrais da cidade descalços. Eles tiveram um motivo especial. “Pedi para o nascimento da nossa filha ser em parto normal e dar tudo certo. E assim aconteceu. Agora, a Lorena, de três meses, ficou em casa e nós vamos caminhar por ela”, diz a mãe. Eles foram com o filho Pedro Machado e o afilhado João Pedro.
Publicidade
Nos últimos metros do trajeto, uma cena inusitada surpreendia os caminhantes. Eles tinham que desviar de Valmor Pedro Justin, que se ajoelhou no asfalto e fez suas orações para São Sebastião. “É uma forma de agradecer e também de pedir. Agradecer pelo emprego, saúde e pedir para que venha chuva, especialmente para as plantações”, conta o morador do Bairro Aviação.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires investe R$ 540 mil em melhorias nas pracinhas do município
Dom Aloísio Dilli reforçou a importância da igreja e do pensamento cristão em momentos de muita turbulência social. “Estamos em tempos difíceis de convivência fraterna. Nós, cristãos, deveríamos ser os primeiros a dar o exemplo de como conviver, mesmo pensando diferente, muitas vezes, mas jamais deixando de sermos irmãos”, afirma.
Publicidade
O bispo acrescentou que o papel da igreja deve ser de comunhão, não só em certos momentos da história e da vida. “Se hoje temos dificuldade de convivência, de formação de grupos antagônicos, principalmente quando se entra na polarização, nós devemos pregar a paz, porque Jesus Cristo é o príncipe da paz”, conclui.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.