Regional

FOTOS: Festival das Cucas resgata gastronomia familiar em Sinimbu

A tarde de sol levou um grande público ao 4º Festival das Cucas de Sinimbu, promovido neste sábado, 3, na Praça do Monumento ao Imigrante, no Centro do município. O evento contou com diversas atrações, como brinquedos infláveis para as crianças e apresentações da banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e dos grupos Elas Violão e Encanto e Arte de Conviver. Houve ainda distribuição de erva-mate e água quente com a ervateira Mate&Vida.

Também, foi realizado o primeiro concurso Berço das Cucas: Cultura de Gerações. Lenice Fredrich Carvalho e a mãe Erecilda Fredrich venceram a disputa com uma receita familiar de cuca de prestígio. O 4º Festival das Cucas de Sinimbu foi promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Cultura, Desporto e Turismo, e contou com parceria de Emater, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares e Sicredi.

Lenice Fredrich Carvalho e a mãe Erecilda Fredrich venceram o concurso Berço das Cucas com uma receita familiar de cuca de prestígio

LEIA TAMBÉM: 18ª Exposin vai acontecer de 11 a 15 de novembro

Publicidade

Prefeita de Sinimbu, Sandra Backes | Foto: Alencar da Rosa

Para a prefeita Sandra Backes, o evento foi uma oportunidade para resgatar as histórias das antigas famílias, que faziam as cucas nas propriedades. “Temos muitas agroindústrias. Queremos resgatar essa habilidade de produzir as cucas na residência, como eram feitas antigamente, com grandes fornadas de diversos sabores, usando aqueles ingredientes que se tinha em casa”, disse ela.

“Essa integração com a família é o principal foco. Essas receitas das famílias são os registros que ficam de geração para geração. Hoje estão todos focados nos celulares em aplicativos, ou assistindo televisão. Queremos fomentar a convivência com as famílias, e nada melhor que com algo cultural e gastronômico como esse”, complementou a prefeita de Sinimbu.

De geração para geração

Cláudia Hirsch: receitas antigas e criações próprias

Para Cláudia Hirsch Wegner, de 39 anos, fazer cuca é mais do que uma fonte de renda. Produzir as delícias de diversos sabores é um dos legados mais importantes de sua família de origem alemã. “Minha avó fazia e passou as receitas para minha mãe, que passou para mim. Hoje, produzo junto com meu marido, filhos e irmãos”, disse a cuqueira, que estava vendendo seus produtos no evento.
Esse foi o segundo festival das cucas de Sinimbu do qual ela participou. A produção,  no entanto, ocorre desde que nasceu. “Nossa família é totalmente alemã. Além das cucas tradicionais que aprendi com minha mãe e avó, eu mesma criei algumas receitas, como de bacon com linguiça e de beterraba com calda de morango e de bergamota.” Cláudia tem um café colonial na localidade de Linha Rio Grande, onde serve as delícias.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.