Quem olhou para o céu neste domingo, 1º, se encantou com as nuvens. Em Santa Cruz do Sul e em outras regiões do Estado as nuvens do tipo Cirrus, formadas por cristais de gelo e que se encontram em altitudes mais altas na atmosfera, realçaram as cores no céu ao amanhecer e também no fim da tarde.
LEIA TAMBÉM: Oscilação no Rio Grande do Sul, calor extremo na Europa: o que causa tantas variações nas temperaturas?
De acordo com o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, as nuvens Cirrus são nuvens curtas, com aparência fina e mais brancas do que qualquer outra nuvem no céu durante o dia. Enquanto o sol está se pondo ou nascendo, eles podem assumir as cores do pôr do sol e oferecem belas imagens, como o registrado nesse domingo.
Publicidade
Ainda conforme Nachtigall, as nuvens Cirrus se formam a partir da ascensão do ar seco e são compostas completamente de cristais de gelo, que fornecem a cor branca e se formam com variedade de formas e tamanhos. Também podem se formar através de rastros, rastros de vapor deixados pelos aviões enquanto voam através de uma troposfera superior seca chamados de trilhas de condensação.
No folclore popular, as nuvens são apelidadas de “rabo de galo” e podem anteceder mudanças no tempo, o que não é o caso desta ocasião. Nesta segunda-feira, por exemplo, o dia vai ser marcado pelo sol.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!