Regional

FOTOS: feira propõe novo olhar para a vida por meio da ciência

Lá estavam eles, os Verdurásticos, aguardando a próxima oportunidade de falar sobre a luta pela alimentação saudável da população de Verdulândia. Super-heróis criados em sala de aula, na Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), eles apostavam no superpoder do conhecimento.

Na cidade fictícia criada para encenação teatral, o grupo de colegas do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio Branco, da localidade de Saraiva, interior de Santa Cruz do Sul, mesclava ensinamentos sobre diferentes temas, incluindo horta escolar e a leitura de rótulos de produtos agroquímicos.

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciências da Unisc reúne projetos de três regiões do Rio Grande do Sul

Publicidade

Segundo a professora de Língua Portuguesa, Márcia Denise Dias e Silva, orientadora do projeto, os estudantes cultivaram hortaliças na escola, desenvolveram o teatro, ofereceram visitas à área de cultivo e ainda possibilitaram o consumo da produção. “Além de conscientizar, o projeto permitiu educar de forma criativa e envolvente, ao mesmo tempo em que estendeu o conhecimento às famílias”, disse.

Logo adiante, as colegas Maria Antônia Meinhardt Trindade, de 14 anos, e Ludimila Severo Sampaio, 13, apresentavam ao público o Baba Dog Box. “Nós desenvolvemos uma caixa que possibilita conforto térmico, sonoro e visual para filhotes de cachorros em situação de abandono”, relevou Maria Antônia.
Alunas do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, a dupla desenvolveu o produto com base em pesquisas na internet. Para proporcionar mais cuidado ao animal, o recipiente ainda traz uma pelúcia e um aparelho que emite sons de batidas de um coração.

LEIA MAIS: Saiba quais são os 100 projetos classificados para segunda etapa da Feira de Ciências da Unisc

Publicidade

Ideias que surgem do lixo

Eles precisaram apenas adquirir cola e fazer solda para apresentar um brinquedo novo, movido a controle remoto. Mas e o restante do material? Veio do lixo eletrônico, depositado em caixa de coleta na subprefeitura de Monte Alverne. Assim, uma impressora em desuso deu forma ao motor do veículo, canos de PVC formaram o compartimento de carga e uma antena de televisão, o chassi.

Caminhão criado com eletrônicos descartados | Fotos: Alencar da Rosa
Trio de Monte Alverne fez caixa de som com recicláveis

A ideia é do trio Gabriele Taís Sehn, 16, Diogo Gabriel Theis, 19, e Igor Artur Dreissig, 16 anos, estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Monte Alverne. Durante o evento, realizado no salão de estudos da Biblioteca da Unisc, eles apresentaram com entusiasmo o projeto desenvolvido. “É uma felicidade enorme podermos estar aqui novamente”, disse Igor, relembrando a participação de 2022 que rendeu menção honrosa.

LEIA TAMBÉM: Educação profissional e em tecnologia permite direcionar potencialidades dos alunos; entenda

Publicidade

Saldo positivo

Com cem projetos selecionados para participação, nas modalidades presencial ou remota, a terceira Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Unisc, reuniu cerca de 450 integrantes, entre estudantes e educadores, das regiões do Vale do Rio Pardo, Litoral Norte e Jacuí Centro. As apresentações tiveram início na última terça-feira e se encerraram nessa quinta-feira, 19.

Maria Antônia e Ludimila apresentaram o Baba Dog Box para dar conforto aos filhotes
Estudantes da Emef Rio Branco usaram o teatro para incentivar a alimentação saudável

Segundo a coordenadora, Cláudia Mählmann, neste ano foram 148 projetos inscritos, o que representou aumento em relação aos anteriores. “O evento está sendo um sucesso. Os jovens estão participando, felizes com o resultado. Os professores também estão satisfeitos. Sem falar na possibilidade de troca de informações com outras escolas, vindas de diferentes municípios”, avaliou.

A Feira de Ciências envolveu participantes da Educação Básica e do Ensino Técnico. O evento integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada pela universidade e contou com o apoio do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.