Geral

FOTOS: fé da comunidade garante resgate de igreja centenária em Vale do Sol

A igreja centenária que já foi a primeira matriz de Vale do Sol está passando por uma grande reforma. O local, que se encontrava em situação de abandono, será transformado em um santuário para devoção de Nossa Senhora Aparecida. Os recursos para executar a obra são angariados com a comunidade. A inauguração do novo espaço, situado na Avenida Arlindo Quoos, vai ocorrer no dia 18 de maio.

A Igreja São José foi construída em 1892 com a finalidade de capela, mas quando se tornou paróquia da região foi elevada aos status de matriz, em 1966. Anos mais tarde, um padre da época iniciou a movimentação para que a matriz fosse transferida à região central, próximo ao hospital. Em 1979, foi realizada a bênção da pedra fundamental que iniciou o trabalho para construção do novo templo.

LEIA TAMBÉM: Ação do Ministério Público pede a suspensão de obras em Rio Pardo

Publicidade

Com isso, a primeira igreja passou a ficar abandonada, realizando apenas velórios de pessoas que manifestavam em vida intenção de serem veladas no local. Parte da comunidade não gostou de ver o espaço ruindo, e assim passou a ter interesse em resgatar a história do lugar.

Esse sentimento ganhou força com a chegada do padre Rafael Henrique Toillier. Ele também percebeu o abandono do local. “Faz quatro anos que estou em Vale do Sol, e a arquitetura dessa igreja sempre me chamou a atenção. Ela é diferente da matriz, que é mais moderna. Ver esse abandono me comoveu”, afirma. 

A possibilidade de revitalização surgiu durante uma conversa com um vizinho do padre, que organiza excursões. “Tivemos a ideia de fazer uma peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Lá, pegamos uma réplica da imagem santa para tornarmos essa igreja uma capela”, ressalta Toillier. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto de capacitação vai contemplar filhos de comerciários

O restauro da igreja começou em setembro do ano passado, e no mês seguinte houve a primeira romaria de Nossa Senhora Aparecida. O valor investido ficou em R$ 270 mil. “Algumas pessoas acharam bobagem investir nessa igreja; já muitos apoiaram a ideia, com a doação de valores”, destaca o padre. Dinheiro também foi obtido com ações entre amigos e recursos da paróquia.

O que foi feito

A Igreja São José, após a revitalização, passará a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida, com uma imagem da santa no altar. A reforma buscou manter a originalidade das cores, do piso e demais partes estruturais. O lugar recebeu nova pintura interna e externa; recuperação de estruturas que estavam comprometidas; troca de parte do telhado e do forro; renovação da sacristia; substituição do piso e da rede elétrica e melhorias no calçamento e muro.

Publicidade

A missa marcada para o sábado, 18 de maio, terá uma celebração de crisma de adultos. A imagem oficial da santa também será colocada no dia. “Vamos transformar esse local em um santuário da paróquia,” ressalta o padre Rafael Henrique Toillier.

Missa marcada para o sábado, 18 de maio, terá uma celebração de crisma de adultos
Revitalização buscou preservar os traços originais no piso, na pintura e no altar
Padre Rafael Toillier destaca o envolvimento da comunidade para reformar a igreja

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.