ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: fé da comunidade garante resgate de igreja centenária em Vale do Sol

Igreja São José, construída em 1896, já foi matriz de Vale do Sol. Recentemente, passou por reformas ao custo de R$ 270 mil

A igreja centenária que já foi a primeira matriz de Vale do Sol está passando por uma grande reforma. O local, que se encontrava em situação de abandono, será transformado em um santuário para devoção de Nossa Senhora Aparecida. Os recursos para executar a obra são angariados com a comunidade. A inauguração do novo espaço, situado na Avenida Arlindo Quoos, vai ocorrer no dia 18 de maio.

A Igreja São José foi construída em 1892 com a finalidade de capela, mas quando se tornou paróquia da região foi elevada aos status de matriz, em 1966. Anos mais tarde, um padre da época iniciou a movimentação para que a matriz fosse transferida à região central, próximo ao hospital. Em 1979, foi realizada a bênção da pedra fundamental que iniciou o trabalho para construção do novo templo.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ação do Ministério Público pede a suspensão de obras em Rio Pardo

Publicidade

Com isso, a primeira igreja passou a ficar abandonada, realizando apenas velórios de pessoas que manifestavam em vida intenção de serem veladas no local. Parte da comunidade não gostou de ver o espaço ruindo, e assim passou a ter interesse em resgatar a história do lugar.

Esse sentimento ganhou força com a chegada do padre Rafael Henrique Toillier. Ele também percebeu o abandono do local. “Faz quatro anos que estou em Vale do Sol, e a arquitetura dessa igreja sempre me chamou a atenção. Ela é diferente da matriz, que é mais moderna. Ver esse abandono me comoveu”, afirma. 

Publicidade

A possibilidade de revitalização surgiu durante uma conversa com um vizinho do padre, que organiza excursões. “Tivemos a ideia de fazer uma peregrinação até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Lá, pegamos uma réplica da imagem santa para tornarmos essa igreja uma capela”, ressalta Toillier. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto de capacitação vai contemplar filhos de comerciários

O restauro da igreja começou em setembro do ano passado, e no mês seguinte houve a primeira romaria de Nossa Senhora Aparecida. O valor investido ficou em R$ 270 mil. “Algumas pessoas acharam bobagem investir nessa igreja; já muitos apoiaram a ideia, com a doação de valores”, destaca o padre. Dinheiro também foi obtido com ações entre amigos e recursos da paróquia.

O que foi feito

Publicidade

A Igreja São José, após a revitalização, passará a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida, com uma imagem da santa no altar. A reforma buscou manter a originalidade das cores, do piso e demais partes estruturais. O lugar recebeu nova pintura interna e externa; recuperação de estruturas que estavam comprometidas; troca de parte do telhado e do forro; renovação da sacristia; substituição do piso e da rede elétrica e melhorias no calçamento e muro.

Publicidade

A missa marcada para o sábado, 18 de maio, terá uma celebração de crisma de adultos. A imagem oficial da santa também será colocada no dia. “Vamos transformar esse local em um santuário da paróquia,” ressalta o padre Rafael Henrique Toillier.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta