Em junho de 2021 começou, de forma concreta, o sonho de uma família de viajar a bordo de uma Kombi. O casal Mário e Grasiela Sartori iniciou a jornada pelos municípios do Vale do Rio Pardo, ao lado dos filhos Vitor, de 11 anos, do caçula Benício, de 3 anos, e dos cachorros Marujo e Cacau.
O sonho começou antes, mas demorou alguns anos para se concretizar. Mário, de 40 anos, e Grasiela, de 31, são naturais de Porto Alegre. Eles se conheceram em 2008, quando cursavam Veterinária. Naquela época eles já tinham paixão por rodeios, acampamentos, mas a estrutura era pouca: apenas uma caminhonete, um reboque, cavalo, barraca e muito espírito aventureiro.
Mesmo assim, eles sonhavam em construir uma casa sobre rodas, ainda mais após a chegada do primogênito, Vitor. “Já não era tão simples sair para aventuras sem pensar em uma estrutura que nos trouxesse mais conforto e segurança para nossa família”, explica Mário. Por alguns anos, eles deixaram a paixão por acampamentos de lado por falta de tempo. “Mas o sonho nunca morreu, sabíamos que uma hora chegaríamos lá.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Moradora de Santa Cruz do Sul já esteve em 58 países e pretende escrever livro
Em 2016, eles se mudaram para Santa Cruz do Sul em busca de qualidade de vida. Já instalados na cidade, tiveram o segundo filho, Benício. Foi aí que a vontade por colecionar momentos e aventuras reacendeu nos dois. “A vida estava passando diante de nossos olhos, e as crianças em breve cresceriam e não podíamos perder esses momentos em família”, lembra Mário.
Foi então que, em 2019, Mário começou a pesquisar na internet modelos de Kombi para comprar. “Tinha a vontade de construir uma casa na Kombi, e, por incrível que pareça, não fazia ideia de que a Kombi Home já era tão difundida. De início não foi fácil, depois de muita pesquisa e cálculos de orçamento, acabei tendo que aguardar, pois o sonho ainda não estava cabendo no bolso.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Os desafios do turismo em tempos de muita turbulência
Mais tarde, com dinheiro guardado, voltou às pesquisas. O plano era conseguir montar uma casa com valor acessível, e a Kombi era a opção. “Para minha surpresa, a febre das Kombi Home estava super em alta, mas não imaginei que a sorte viraria para mim, imaginava comprar uma Kombi sem estrutura e que teria que montar tudo aos poucos.” Ele abriu alguns anúncios e viu um que fez o coração acelerar. “Uma ‘Kombi Camper’, montada, à venda. Ela era linda por fora, e ainda tinha uma baita estrutura montada por dentro.”
O negócio foi feito e a compra fechada. Dias depois, Mário, o filho Vitor e um amigo foram até Santo Augusto, distante cerca de 327 quilômetros de Santa Cruz, buscar o veículo. “Fiquei por volta de uma hora com o antigo proprietário me explicando cada detalhe, e eu como uma criança com seu novo brinquedo, me encantava a cada descoberta!”, conta.
Publicidade
Na chegada a Santa Cruz, o brilho nos olhos da família fez valer a pena o investimento. Feitos alguns ajustes, a Kombi estava pronta para viajar, mas faltava uma coisa para destacar o carinho da família pelo veículo: um nome. O escolhido foi Aurora. “Era o nome que tínhamos guardado para se caso tivéssemos uma filha menina. Mas, como nossa família já estava completa e a essa altura a fábrica já estava fechada, nada mais perfeito que esse nome ficar para nossa parceira de aventuras.”
LEIA TAMBÉM: Obra relata cicloviagem em torno da Lagoa dos Patos
A primeira viagem ocorreu no último fim de semana de janeiro. Foram três dias no camping Parque Barragem, que fica na Barragem Anel de Dom Marco, em Rio Pardo. Neste próximo fim de semana, a família deve seguir de Kombi para outro balneário em Rio Pardo. Com o tempo, pretendem estender as viagens ao Vale do Taquari e assim por diante. “A jornada vai ser longa, aos poucos vamos completando nossas aventuras.”
Publicidade
O casal ainda teve a ideia de contar as aventuras nas redes sociais. A trajetória é registrada no Instagram @familiaoutdoor.rs_kombi_aurora. A ideia deles é explorar todo o Estado e compartilhar momentos em família e dicas de lugares para conhecer e acampar.
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense conta como foi experiência em Tchernóbil
LEIA TAMBÉM: Uma jornada de 10 mil quilômetros de bicicleta pela Amazônia
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!