Regional

FOTOS: falta de energia elétrica motiva protestos em diversos municípios da região

O temporal da última terça-feira, 16, causou inúmeros danos à região. O fornecimento de energia elétrica, no entanto, é o que tem causado maior dor de cabeça aos moradores dos municípios do Vale do Rio Pardo. Já são pelo menos 120 horas sem luz. A situação tem se mostrado insustentável, visto que a população está organizando protestos, com bloqueios de estradas, em diversas localidades do interior.

Na manhã deste domingo, 21, cerca de 50 pessoas participaram de uma manifestação em Linha Cristina, em Vale do Sol, nas proximidades do CTG Tropeiros do Vale. Ezequiel Júnior Rusch, um dos integrantes do movimento conta que a estrada foi fechada com tratores, impossibilitando a passagem de veículos. A Brigada Militar esteve no local, monitorando o ato.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo vai receber reforço de 20 equipes para restabelecer energia elétrica

Publicidade

Ele relatou ainda que os fortes ventos de terça derrubaram um poste, que está com fios caídos na via. “As equipes passam, mas não dão qualquer retorno sobre quando vão arrumar”, lamentou. Segundo Rusch, alguns produtores compraram geradores às pressas, mas mesmo assim o prejuízo está sendo muito grande. “Estamos perdendo alimentos”, disse. Pelo menos 50 famílias são afetadas na localidade.

Em Vera Cruz, na localidade de Alto Dona Josefa, também foi realizada uma manifestação por moradores. Cerca de 30 pessoas queimaram galhos no meio da estrada, para impedir a passagem de veículos e chamar a atenção da RGE, em virtude da demora no restabelecimento da energia elétrica. De acordo com um dos participantes do protesto, equipes já estiveram na região olhando o transformador danificado, mas não executaram qualquer reparo, nem informaram uma previsão para tal serviço.

LEIA TAMBÉM: Agendamento online para obter carteira de identidade está gerando reclamações

Publicidade

Em Santa Cruz do Sul, os moradores de Rio Pardinho também se mobilizaram. Nesse sábado, 20, manifestantes bloquearam a RSC-471. Já no início da tarde deste domingo, o grupo foi para a frente da sede da RGE, no Bairro Independência. Lá, estavam bloqueando a entrada dos caminhões no pátio da empresa. Durante o ato, os participantes receberam mensagens de familiares que estavam em casa, informando que a luz havia voltado.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.