Uma atividade diferenciada da disciplina de Artes envolveu todos os alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leonel de Moura Brizola, de Santa Cruz do Sul. A exposição Viva Van Gogh teve início dia 26 de julho e segue até a próxima sexta-feira.
As professoras de Artes Priscila Schuster e Josiane dos Santos foram as idealizadoras do projeto. “No ano passado, tínhamos comentado sobre montar uma exposição e o nome do Van Gogh surgiu por conta do nosso gosto em comum. Nós curtimos os mesmos artistas”, conta Priscila.
Assim, desde o começo do ano letivo, elas trabalharam sobre a vida e obra do artista holandês que viveu entre 1853 e 1890. “Selecionamos os trabalhos que achamos mais pertinentes, porque não teria como expor tudo que gostaríamos”, completa a professora. Na quinta-feira passada, os alunos retornaram do recesso escolar e já puderam prestigiar a exposição.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Exposição na Casa das Artes evidencia obras produzidas durante o período de pandemia
Priscila explica que, durante as aulas, o tema foi adaptado dentro do conteúdo de cada ano. “Eu procurei falar sobre como cada obra surgiu, porque o Van Gogh tem uma história de vida muito intensa que se reflete nas obras dele.” Por sua vez, a professora Josiane dos Santos destacou a técnica usada pelo pintor. “Falei também um pouco sobre a técnica dele, de misturar a tinta, não limpar o pincel e de ter uma textura na tela.”
Ela acrescenta que mesclou a linguagem da fotografia na atividade. “A ideia era que eles pegassem uma obra do Van Gogh, se vestissem como a obra e fizessem a pose. Na sala, antes de trazer os alunos para ver a exposição, eu mostro as fotografias”, observa Josiane. Nessa segunda-feira, 31, a exposição foi aberta à comunidade. Nos próximos dias, a mostra ficará disponível para visita interna dos estudantes e funcionários da escola.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Aesca inaugura nova estrutura e amplia capacidade de atendimento
A experiência foi muito válida para a estudante do 8º ano Thaviny Escobar, de 14 anos. Ela, que já adora a disciplina de Artes, ficou ainda mais encantada. “Para mim, que sempre fui apaixonada e é minha matéria preferida, foi mais incrível ainda. Quando a professora disse que seria sobre Van Gogh eu amei, porque é um artista que admiro muito.” A jovem optou por desenhar o retrato do pintor. “O autorretrato é uma obra que eu gosto muito, inclusive já fiz muito de mim. Os olhos dele sempre me chamaram a atenção, por isso decidi focar nisso.”
Já o aluno do 5º ano Jonas Gabriel de Lima Roesch, de 10 anos, fez uma pintura utilizando uma técnica com café, hibisco e cúrcuma. “Usamos para poder fazer os detalhes e conseguir criar um contraste das cores. O hibisco, por exemplo, é meio vermelho, meio vinho, e no papel fica azul e dá um contraste bom.” Jonas relata que já pesquisava sobre Van Gogh e a tarefa o ajudou a conhecer ainda mais sobre o artista.
Publicidade
A mãe de um ex-aluno da Emef Leonel Brizola e integrante do Clube de Mães, Marluci Romeu Fernandes, de 56 anos, elogia a iniciativa. Para ela, é fundamental que os estudantes tenham contato com a arte. “Contribui para a formação da sensibilidade do ser humano. Educação é uma construção de tudo. A arte trabalha a parte motora, a imaginação.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.