Categories: RegionalRio Pardo

FOTOS: exposição lembra trajetória da Banda Fortaleza

A Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, de Rio Pardo, apresenta até a próxima quarta-feira, 13, a exposição comemorativa aos 18 anos de reativação da banda. No saguão de entrada do colégio estão fotos, objetos, e reportagens sobre a trajetória da banda, fundada em 1952. Além disso, artigos raros estão na vitrine, como o trombone do mestre Rony Pinheiro, que se dedicou por longos anos ao grupo, ensinando e ensaiando os componentes.

Entre as imagens em exposição está uma com a primeira formação, na época uma banda de tambores. Com o passar do tempo, o grupo foi evoluindo e, em 1964, houve a transformação em banda marcial. O mastro da bandeira usada pelo professor Ailton Zambarda durante os desfiles também faz parte da galeria. Pessoas como ele deixaram um legado de amor e dedicação para as futuras gerações de bandas marciais. A exposição está aberta para a visitação das 8 horas às 21 horas.

LEIA MAIS: Casa das Artes abre mostra de Flávio Scholles nesta sexta-feira

Publicidade

A banda completa, em 2022, 70 anos de fundação. Desativada por 24 anos, uma comissão de pais, alunos e professores resolveu reativar o grupo no dia 6 de abril de 2004. Para este ano, a coordenação pretende voltar com as apresentações e comemorar em alto estilo o aniversário, especialmente durante a caminhada cívica da Semana da Pátria. Atualmente, diversos ex-integrantes fazem parte de outras bandas em diferentes partes do País.

Para a manutenção da banda, a escola incentiva o cadastro dos pais de alunos e outras pessoas no programa Nota Fiscal Gaúcha e a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato da compra. O repasse de recursos obtido pela indicação do colégio entre os cadastrados é aplicado na aquisição de material para o grupo. O pagamento dos instrutores ocorre com dinheiro arrecadado em promoções e com a mensalidade dos componentes. A escola também tem o projeto Padrinho da Banda, no qual as pessoas podem contribuir com R$ 10,00 mensais para ajudar a manter os músicos do corpo musical.

*Colaborou a jornalista Vânia Soares

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.