Educação

FOTOS: estudantes manifestam olhar para o futuro na Mostra Regional de Projetos

Alunos e professores orientadores dos 18 municípios da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participaram da 7ª Mostra Regional de Projetos nessa quarta-feira, 30. O evento reuniu centenas de participantes no ginásio de esportes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em um momento de repasse de conhecimentos entre a comunidade escolar.

O tema norteador dos 70 trabalhos apresentados foi Futuros equânimes: tecnologia, equidade e sustentabilidade. Do total, 20 projetos receberam medalhas por se destacarem pela inovação e impacto e outros sete irão representar a região na 2ª Mostra Científica de Projetos, que ocorrerá em Porto Alegre, em dezembro.

LEIA TAMBÉM: Unisc terá primeiro saldo positivo desde 2015

Publicidade

O evento iniciou-se com a apresentação da banda do Colégio Estadual Monte Alverne, de Santa Cruz do Sul. Além de estudantes, professores e representantes das instituições de ensino, autoridades do município e da região acompanharam o ato.

A assessora de Relações Interinstitucionais da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, citou a satisfação em receber o evento na universidade. Disse ainda que os estudantes são os “futuros possíveis” do mundo e que o saber é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade. “Vocês serão os protagonistas de hoje e amanhã”, enfatizou.

Evento ocorreu no ginásio da Unisc

O secretário municipal de Educação, Mario Colombo, falou sobre a importância do trabalho científico para imersão dos jovens em uma temática. “Quando se trabalha em um projeto, é visível o crescimento do estudante.” Colombo também parabenizou a coordenadoria pela iniciativa. “Não há espaço para todos competirem, mas todos são premiados pela dedicação e comprometimento.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Mostra Regional de Projetos acontece nesta quarta-feira em Santa Cruz

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, exaltou o orgulho pela realização das mostras. Ele reconheceu o protagonismo dos alunos junto dos professores orientadores, visto que os projetos foram construídos por muitas mãos. Para o coordenador, é necessário que haja um equilíbrio de saberes no mundo. “Uma construção de conhecimento, onde o professor ensina e o aluno aprende, ou vice-versa.”

Mostra reúne estudantes da região

Grupo de Encruzilhada criou robô sustentável

Quando se fala em projeto científico, os robôs são sempre visados pelos grupos de alunos. Uma turma da Escola Estadual de Ensino Básico Borges de Medeiros, de Encruzilhada do Sul, chamou a atenção com o trabalho Braço Hidráulico. Ele foi desenvolvido pelos estudantes Gabriel Nunes, Kauane Corrêa e Vitória Leimann, alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira dicas para ir bem na prova de Matemática do Enem

O grupo criou o instrumento através de materiais recicláveis e de baixo custo para garantir o funcionamento adequado da ferramenta. Diversas etapas foram necessárias para garantir a montagem perfeita. “Ele é controlado por seringas e utiliza a pressão da água para mover os membros. Tem diversas partes, mas a principal é a garra”, explicou Gabriel.

Apesar do esforço exigido, os alunos garantem que foi prazeroso desenvolver o projeto. “Passamos trabalho e achamos que não daria certo, mas no fim deu. A nossa parte favorita é o comando do braço, o jeito que podemos mexer nele”, afirmou Vitória. Após as apresentações, o grupo deve manter o Braço Hidráulico em funcionamento para fins educacionais.

Publicidade

LEIA MAIS DE EDUCAÇÃO

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.