ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: espaços de Santa Cruz recebem pintura de artista

Pintura mural no prédio da Praça da Cultura foi finalizada nessa quinta-feira. Equipe do artista Jackson Brum tem seis pessoas

Desde o início da semana, quem passa pela Rua Galvão Costa, no Centro de Santa Cruz do Sul, deve ter notado uma movimentação diferente no prédio ao lado da Praça da Cultura José Paulo Rauber Filho. Algumas paredes da estrutura que abriga a Secretaria Municipal de Cultura, a Biblioteca Pública Municipal Professora Elisa Gil Borowski e o Coworking Cultural receberam um novo colorido nesta semana. 

A pintura apresenta aspectos abstratos da cultura e pontos históricos e turísticos de Santa Cruz, como a Catedral São João Batista, a antiga Estação Férrea e o Palacinho da Praça da Bandeira, entre outros. O responsável pela obra foi o artista Jackson Brum, de 42 anos. Natural de Porto Alegre, ele e sua equipe foram contratados pela Prefeitura, por meio da Cultura, para realização da pintura mural no prédio. A intervenção foi iniciada na segunda-feira, 15, e finalizada nessa quinta-feira, 18. 

Jackson Brum
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Banda Star Beatles é atração nesta sexta-feira à noite no Teatro Mauá

Publicidade

Segundo Jackson, a ideia do projeto consistia na abordagem de dois pontos: a cultura de forma mais genérica e o resgate dos pontos turísticos. A idealização do desenho foi trabalhada junto à Secretaria Municipal de Cultura.

Veja imagens:

Fotos: Rafaelly Machado

“Dentro do jeito que eu trabalho, não gosto de formas certinhas. Então, trabalhei todos esses aspectos de forma bem poética”, afirma. Ele também enfatiza o objetivo de instigar as pessoas a pesquisarem sobre os elementos da pintura, sejam conhecidos por elas ou não. 

Publicidade

Publicidade

O artista conta que o processo durou em torno de quatro meses, entre a contratação do serviço e o desenvolvimento da obra. Ele elogiou a receptividade e a preocupação do poder público pelo conteúdo do painel.

LEIA TAMBÉM: Venda de ingressos para a 39ª Oktoberfest inicia nesta sexta-feira; saiba onde comprar

“Tínhamos uma preocupação com o social, em levar uma mensagem. É algo que levo muito em consideração”, frisa. Além da pintura no prédio da Praça da Cultura, Jackson conta com experiências anteriores de trabalho em Santa Cruz, especialmente através da cultura Hip Hop. 

Publicidade

Publicidade

Formado em Design Gráfico, o artista carrega 30 anos de experiência na pintura. Ele possui um estúdio há 17 anos na Capital, onde se ocupa também com grafite, arquitetura e dança. Além disso, desenvolveu outros projetos em diversos cantos do Brasil e conta hoje com uma equipe de seis pessoas que auxiliam na realização dos trabalhos. 

A próxima será na ponte seca

Conforme o secretário de Cultura, José Cláudio Barbosa dos Santos, o Dinho, a intervenção artística estava prevista pela pasta. A presença da arte urbana em grandes centros foi uma inspiração para o projeto. A Praça da Cultura foi considerada um ponto estratégico para receber o novo colorido, com a finalidade de estimular a diversidade cultural entre a comunidade. “Queremos que as pessoas se apropriem do espaço. A pintura vem para auxiliar isso de forma orgânica porque elas acabam criando uma relação”, observa. 

LEIA TAMBÉM: Livro do jornalista Benno Bernardo Kist faz homenagem aos imigrantes em Santa Cruz

Publicidade

Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta