Munidos de conhecimento, inspiração e boa vontade, a equipe de servidores da Emei Paraíso Infantil, do Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, se uniu, arregaçou as mangas e abraçou o desafio de implantar na escola dois novos espaços de aprendizagem que estão fazendo a diferença na vida dos pequenos alunos da educação infantil. Elas agora têm a sua disposição uma bebeteca e uma sala de multiatividades.
De acordo com a diretora da Emei Paraíso, Bárbara Inês Haas, tanto a bebeteca quanto a sala de multiatividades são recursos a mais para contribuir com o desenvolvimento das crianças na primeira infância. “O meio, a sala de aula, enfim, o ambiente onde a criança aprende também é um educador. E a forma como esse espaço está organizado é fundamental nesse processo”, explicou ela.
LEIA TAMBÉM: CDL Santa Cruz estima um incremento de 7% nas vendas alusivas ao Dia dos Pais
Publicidade
A ideia de projetar e montar os ambientes foi dos servidores e logo ganhou o apoio da direção da escola, dos pais e da comunidade. Brinquedos, jogos e alguns itens pedagógicos foram adquiridos com recursos do CPM, pais fizeram doações e até mesmo famílias de ex-alunos da instituição participaram. “Estamos muito orgulhosos, o resultado foi além da nossa expectativa. Como não são espaços que a direção construiu sozinha, existe um cuidado maior porque é fruto de um pensar coletivo”, ressaltou a diretora.
No início, segundo Bárbara, não havia nada planejado, tudo foi acontecendo aos poucos. Visitas a sites e diversas outras fontes de consulta e pesquisa foram acessadas e a colaboração da comunidade fez toda a diferença para que o projeto saísse do papel – uma casa de materiais de construção situada na vizinhança serrou gratuitamente algumas peças de madeira – e assim, a muitas mãos, a ideia foi tomando forma.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz Polo Audiovisual será lançado neste sábado
Publicidade
Muitos materiais que seriam descartados foram reaproveitados e reutilizados, o que conferiu ao projeto um caráter de economicidade e sustentabilidade. “Berços velhos que estavam inchados foram trocados e as partes que ainda estavam boas serviram de matéria prima para a construção do túnel Pikler. É um equipamento pedagógico que segue uma metodologia de ensino e que se fôssemos comprar sairia bem caro”, destacou Bárbara.
O saguão da Emei virou uma verdadeira oficina de artes e enquanto uns pintavam, outros serravam, outros furavam e outros montavam, dando vida às criações. Até no grupo de WhatsApp a equipe teve que se socorrer em busca de uma furadeira. Porém, o trabalho mais pesado mesmo acabou ficando por conta dos homens que usaram dotes de marcenaria para a construção de painéis, prateleiras e caixas holísticas.
LEIA TAMBÉM: Papo de Polícia: episódio com coordenador regional do IGP pode ser ouvido no Spotify
Publicidade
A sala de multiatividades foi a primeira a ser executada e vem sendo utilizada pelas crianças a partir dos 3 anos. Dentro dela tem cantinho da leitura para cativar os pequenos para o mundo mágico das palavras, cantinho da maquiagem, arara com fantasias para instigar a imaginação, jogos, casinha de bonecas, tapete com pista de carrinhos e muitos outros recursos.
Agora, mesmo nos dias chuvosos em que as idas ao pátio ficam impossibilitadas, as crianças podem variar a rotina com atividades especiais. E os materiais, que antes ficavam guardados distante da vista dos professores, agora estão mais acessíveis, podendo ser levados facilmente para as salas de aula.
LEIA TAMBÉM: Obra na Rua Sete de Setembro é retomada em Venâncio Aires
Publicidade
A Bebeteca, instalada onde antes ficava o refeitório dos bebês, foi pensada com foco no desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, da linguagem e da parte socioemocional. Em um ambiente seguro, com mobiliário adequado, pufes, almofadas e tapetes, as crianças têm a liberdade de explorar cada cantinho e de se expressar, movimentando o corpo livremente.
Segundo explicou a diretora da Emei Paraíso, Bárbara Inês Haas, a Bebeteca é um espaço para estimulação dos bebês, para que eles se desafiem um pouco mais a cada dia. “Temos coisas diferentes aqui, além do brinquedo pronto. Os bebês podem explorar bastante, aprender por tentativa e erro”, observou.
LEIA TAMBÉM: Rebeca Andrade é eleita a atleta mais inspiradora entre os brasileiros
Publicidade
Enquanto a Bebeteca é o espaço da exploração e do experimentar, ela conta que a Multi já traz a proposta de um brincar mais elaborado. “É o espaço da fantasia, do faz de conta e incentiva mais o mundo da imaginação nas crianças um pouco maiores”, comentou.
Na avaliação do secretário municipal de Educação, Mário Colombo, a iniciativa dos servidores contagiou a direção, o CPM e a própria secretaria. “Isso demonstra todo amor, carinho e o envolvimento desses profissionais. Parabéns aos envolvidos, com certeza iremos trabalhar com outras Emeis este tipo de dinâmica de ensino e desenvolvimento cognitivo e acolhimento, tornando a escola um ambiente muito mais saudável e acolhedor”, disse.
LEIA TAMBÉM: Mostra de Dança tem inscrições até dia 11 de agosto
Participaram da construção dos espaços os atendentes de Emei Thayná Karoline dos Santos Schiefferdecker, Liane Clair Schroeder, Janaína de Oliveira, Andressa Chaves Souza Mello, Márcia Andréia Breunig, Rosecler Carvalho, Vinicius Habekost, Maikel Krug e o servente Roberson Nunes.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
This website uses cookies.