ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS: emoção nos 30 anos da Paixão de Cristo em Rio Pardo

Do alto de uma estrutura, cena da crucificação de Jesus prendeu e emocionou o público, fechando mais uma edição do espetáculo

Nem mesmo o frio da noite dessa sexta-feira, 7, em Rio Pardo afastou o público de assistir a um dos espetáculos mais consagrados na região e que ultrapassa gerações. A Paixão de Cristo, encenação protagonizada por atores da comunidade, com direção de Dmitri Rodrigues e roteiro de Letícia Mendes, lotou o antigo Forno de Cal e provocou emoção.

O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, integrando a programação da Semana Santa da Cidade Histórica. Começou às 20h30, mas desde as 19 horas o público já chegava ao local com suas cadeiras a fim de garantir um bom lugar à frente, ou mesmo ocupar um dos assentos da arquibancada móvel.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: milhares vão às ruas em Rio Pardo para procissão

Publicidade

O espaço no Forno de Cal apresentou cenários construídos, que permitiram a quem assistia reviver histórias bíblicas e passagens marcantes de Jesus Cristo. A iluminação foi outro show à parte, dando um toque especial, assim como a trilha sonora.

Com 43 anos, Maicols Lara Rocha é morador de Rio Pardo e integra a Andarilhos Companhia Teatral. Ele participou de todas as encenações da Paixão de Cristo, desde que tinha 13 anos. Já passou por todos os tipos de personagens e atualmente interpreta o obscuro Diabo, que faz questionamentos a Jesus durante boa parte do espetáculo. “Esse personagem era um dos meus favoritos ao longo dos anos. Tem um ar misterioso e traz falas que muitas vezes ninguém quer dizer, mas que são verdades, colocando dúvidas e gerando interpretações no público”, comentou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Celebrações de Páscoa e outras atrações para curtir em Santa Cruz e região neste fim de semana

Publicidade

Conforme o diretor Dmitri, tudo foi articulado para reviver momentos históricos do espetáculo, que completa 30 anos, mas também para trazer à tona conceitos importantes do cotidiano atual, que precisam ser discutidos. “Fazer arte é sobre isso, redescobrir fórmulas e se manifestar. Paixão de Cristo é um exemplo bom disso. A gente se reinventa a cada ano, inclusive partes dessa história, sem perder a essência, mas adicionando sempre um novo tempero, para trazer temas mais atuais. Nesses últimos dois anos, especialmente, trouxemos discussões sobre como a mulher é tratada na sociedade”, salientou.

“É quase uma obrigação que temos na peça, de sempre reinventar da forma mais ampla possível. Desde o texto e cenas novas até formas de mostrar cenas antigas”, complementou o diretor, que integra a Paixão de Cristo em Rio Pardo desde 1999 e interpretou Jesus Cristo por oito anos consecutivos, até 2006. Desta vez, além da direção, deu vida ao personagem Pôncio Pilatos, que acaba condenando Jesus e permitindo que ele seja crucificado.

Publicidade

Essa cena, do alto de uma estrutura, sob luzes e fumaça, levou às lágrimas muitas das pessoas que lotaram o Forno de Cal, e fechou o espetáculo histórico em Rio Pardo.

Publicidade

Cleusa e Vendelino Piovesan viram pela terceira vez o espetáculo | Foto: Alencar da Rosa

Ambiente que dialoga com a peça

Quase uma hora e meia antes do início do espetáculo, Cleusa e Vendelino Piovesan, de 59 e 75 anos, respectivamente, já estavam com o mate pronto e se aconchegavam em uma parte das arquibancadas instaladas no Forno de Cal. Moradores do Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz, o casal se antecipou na chegada para garantir um assento, pois sabia que a disputa pelos espaços seria grande ao se aproximar a hora da apresentação.

“A primeira vez que assisti, me surpreendi com a beleza, com o som e com as luzes, além de serem muito bons os atores escalados”, comentou Cleusa. Os dois já viram a peça em duas oportunidades, mas quiseram assistir ao especial de 30 anos da Paixão de Cristo.

Publicidade

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta