Polícia

FOTOS E VÍDEOS: moradora de Vera Cruz é presa em megaoperação estadual da Polícia Civil


Uma megaoperação de combate a crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e organização criminosa foi deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta sexta-feira, 18. Mandados de prisão, de busca e apreensão estão sendo cumpridos em todo o Estado por 340 policiais. No Vale do Rio Pardo, uma mulher de 70 anos foi presa preventivamente em Vera Cruz. Conforme as investigações, ela teria seu nome ligado a uma empresa fantasma, que estaria lavando dinheiro.

A ordem judicial foi cumprida por volta das 6h15, por cinco agentes da Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz, em uma residência da Rua Armin Kurtz, no Centro do município. A chamada megaoperação Dinastia foi deflagrada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria. 13 ordens judiciais estão sendo cumpridas em Santa Maria.

LEIA TAMBÉM: Ladrões matam cães e furtam R$ 21 mil em defensivos agrícolas em Rio Pardo

Publicidade

Mandados também estão sendo executados por policiais civis na Região Metropolitana, em Porto Alegre, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara, Parobé, Nova Hartz, Estância Velha e Dois irmãos; e no Litoral, em Capão da Canoa, Tramandaí, Imbé e Arroio do Sal. Há ordens judiciais sendo cumpridas ainda em Cruz Alta, São Borja, Carazinho, Alegrete e Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Na residência alvo da operação em Vera Cruz foram apreendidos documentos e materiais de interesse da investigação. Após registro do caso na DP de Vera Cruz, a mulher foi conduzida ao Presídio Estadual Feminino de Rio Pardo. O nome foi mantido em total sigilo pelas autoridades policiais. Mais informações sobre a megaoperação estadual devem ser divulgadas ao longo da manhã.

Mais sobre a operação

A operação da Draco de Santa Maria, sob coordenação do Delegado André Diefenbach é o resultado de um trabalho investigativo que se iniciou em outubro de 2023. No período, apurou-se que os investigados integram uma organização criminosa, voltada à prática de múltiplas infrações penais, dentre elas tráfico de drogas e armas até crimes cibernéticos e, especialmente, lavagem de capitais.

Publicidade

Durante a investigação, foi possível identificar 40 criminosos estruturados de forma empresarial. Além disso, constatou-se movimentação de, aproximadamente, R$ 20 milhões relacionados a operadores financeiros.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.