ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

FOTOS E VÍDEOS: ministro Paulo Pimenta visita Sinimbu

O ministro extraordinário de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitou Sinimbu, na tarde deste domingo, 23. Um dos mais atingidos do Estado, o município teve o Centro da cidade e praticamente todo o interior devastado pelas águas do Rio Pardinho no dia 30 de abril. Antes de ir a Sinimbu, Pimenta também esteve em Candelária e pretende ir a Venâncio Aires ainda neste domingo.

Publicidade

Segundo o ministro, aos fins de semana ele tem percorrido os municípios atingidos por enchentes, atendendo a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Além das agendas institucionais, me esforço para ir até os municípios, porque o presidente diz sempre: ‘o que os olhos veem o coração sente mais forte'”, comentou. Além disso, as visitas servem para ver se as coisas estão chegando às famílias.

https://www.gaz.com.br/uploads/2024/06/WhatsApp-Video-2024-06-23-at-14.00.55.mp4
https://www.gaz.com.br/uploads/2024/06/WhatsApp-Video-2024-06-23-at-14.03.29.mp4

LEIA TAMBÉM: Prefeitos da região buscam soluções para o Rio Pardo

Publicidade

Entre os assuntos tratados com a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes, esteve a burocracia para acessar os programas estaduais e federais. “Tem coisas que dá para resolver e outras que não dá para ignorar. Algumas questões que são chamadas de burocracia são intransponíveis”, destacou. Para Pimenta, é importante ter em mente que se trata de dinheiro público. “Há exigências que precisam ser observadas”, pontuou.

https://www.gaz.com.br/uploads/2024/06/WhatsApp-Video-2024-06-23-at-15.17.42.mp4
Publicidade

A prefeita Sandra Backes enfatizou que o Município já tem projetos aprovados junto ao governo federal, necessitando, portanto, a liberação imediata dos recursos. “Inclusive para reconstruir pontes, que é o principal empecilho que temos agora dentro do município”, disse. Conforme ela, há localidades que ainda vivem um drama, já que não há acesso adequado. “Temos que devolver às pessoas o direito de ir e vir”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: “Crises climáticas passarão a ser a nossa professora”, diz jornalista britânica

Publicidade

As chuvas da última semana complicaram ainda mais a situação, já que algumas soluções provisórias foram danificadas, como o caso da ponte instalada pelo Exército, que foi arrastada pela correnteza na última sexta-feira, 21. A expectativa é de que o clima melhore nos próximos dias, para que seja possível executar obras definitivas.

Foto: Cristiano Silva
Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta