O frio chegou com tudo no Rio Grande do Sul. Conforme indicava a previsão do tempo, a turística Gramado, cidade da Serra gaúcha, registrou neve nesta quarta-feira, 28, e temperatura de 2 graus negativos por volta das 20 horas, de acordo com a MetSul Meteorologia. Moradores e turistas registram imagens e vídeos da chegada do fenômeno, que é raro no Estado. Era possível ver ruas, telhados e automóveis cobertos de neve.
No entanto, a neve veio acompanhada de fortes rajadas de vento. Em São Francisco de Paula, por meia-hora, no início da noite, houve uma tempestade de inverno com neve forte. Os ventos, conforme registros da MetSul, chegaram a 80 quilômetros por hora. “Cenas muito raras de se ver no Brasil e comuns em países de clima frio”, publicou a empresa de meteorologia.
TEMPO | Condições em São Francisco de Paula por meia hora no início da noite foram de uma tempestade de inverno com neve forte, vento de 70 km/h a 80 km/h e visibilidade reduzida. Cenas muito raras de se ver no Brasil e comuns em países de clima frio. As imagens são da @metsul. pic.twitter.com/0b733PXUZK
— MetSul.com (@metsul) July 28, 2021Publicidade
Ainda de acordo com a MetSul, há mais de 30 anos não havia registro de neve na horizontal com ventos tão fortes e tamanha redução de visibilidade. Desde às 16 horas, municípios da região como Encruzilhada do Sul, Boqueirão do Leão, Passa Sete, Gramado Xavier, Herveiras e Sobradinho foram surpreendidos com queda de neve e de chuva congelada, com a chegada do frio intenso.
LEIA MAIS: Onda de frio: confira previsão dia a dia
LEIA MAIS: Municípios da região registram neve e chuva congelada nesta quarta-feira
Publicidade