Foi no fio da espada riscada com pólvora, sob o chão em que ocorreu a mais sangrenta das batalhas da Guerra dos Farrapos, que o tradicionalista Leandro Silva acendeu a chama crioula de Rio Pardo e marcou a abertura oficial da Semana Farroupilha na Cidade Histórica. Centenas de pessoas presenciaram o momento, que já é tradicional no município, mas não ocorria desde 2019 em virtude da pandemia.
O evento, que reuniu tradicionalistas e autoridades municipais e regionais, foi realizado na manhã deste sábado, 10, na Praça 30 de Abril, na localidade de Ramiz Galvão, onde ocorreu a famosa Batalha do Barro Vermelho, em 1838, quando cerca de 5 mil homens se enfrentaram no local, em uma das maiores vitórias dos rebeldes farroupilhas contra os imperialistas.
LEIA TAMBÉM: Centelha da Chama Crioula já está a caminho da região
Publicidade
“Aqui é um local especial para nós gaúchos, porque foi aqui que aconteceu a Batalha do Barro Vermelho, onde estavam todos os generais do exército farroupilha, que se sagrou vitorioso naquele dia. E essa simbologia é significativa, principalmente pela importância que Rio Pardo representa na história do Rio Grande do Sul”, comentou a coordenadora da 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), Marisa Dalosto Rossa.
“Esse local é um símbolo da nossa história”
Presente no evento, o prefeito Rogério Monteiro também salientou o momento histórico. “Esse local é um símbolo da nossa história. Também é aqui na nossa cidade o berço do hino rio-grandense, tendo em vista que o maestro da banda imperialista foi aprisionado junto com outros combatentes. Hoje, podemos reviver a história e fazer a unificação da nossa chama crioula municipal com a estadual.”
A centelha da chama estadual foi buscada pelo CTG Tropilha Crioula e pelo PTG Tio
Bilinha no município de Canguçu. Cada entidade que compareceu ao evento em Rio Pardo na manhã deste sábado levou para sua sede uma centelha da chama crioula unificada.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: desfile cívico lota a Rua Andrade Neves
Publicidade
Programação
A programação da Semana Farroupilha em Rio Pardo segue ao longo desta semana. Na noite deste sábado, às 20h30, haverá jantar-baile com Neco Machado e Banda no CTG Rodeio de Saudade. Neste domingo ocorre a 20ª mateada, às 9 horas, na Comunidade de Santa Terezinha, em João Rodrigues, e às 20 horas tem o baile com o grupo Fandangaço. A programação até o dia 20 deste mês envolve atividades nos CTGs, piquetes e no Acampamento Farroupilha. O desfile farroupilha no dia 20 começará às 14 horas. Já está agendado para 2026 o acendimento da chama crioula estadual na Cidade Histórica.
Confira registros feitos pela fotógrafa Rafaelly Machado
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!