Categories: InstagramRegional

FOTOS E VÍDEO: 146ª Festa do Bastião encerra com procissão e missa campal

Centenas de venâncio-airenses compareceram às celebrações da 146ª Festa de São Sebastião Mártir neste domingo, 23. Pela manhã houve missa na Igreja Matriz e galinhada com maionese no pavilhão da paróquia. À tarde, os festejos continuaram com missa campal e a procissão dos fiéis pelas ruas da Capital do Chimarrão. O encerramento ocorreu com a busca dos novos festeiros, venda de galinhada e pastéis e o sorteio dos prêmios da Ação entre Amigos.

A missa campal, ao lado da Igreja Matriz, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Aloisio Dilli, e contou com a presença de uma multidão. O número de pessoas foi reduzido em relação aos outros anos em função da pandemia e as orientações para o distanciamento social. Em sua fala, o bispo abençoou os fiéis e pediu para que a população siga se cuidando. “Eu tirei a máscara só para que a minha voz fique mais clara, mas depois vou colocá-la novamente, porque ela é um meio de proteção da nossa vida”, disse.

LEIA MAIS: Festa do Bastião começa com atrações gastronômicas e religiosas

Publicidade

Dom Aloisio também pediu às famílias para que vacinem seus filhos contra a Covid-19 e acreditem na ciência. “Assim como pedimos a Deus saúde, nós também precisamos zelar pela nossa saúde e pela saúde do próximo.” Em seguida, ressaltou o esforço dos profissionais da área nos últimos dois anos e pediu aos fiéis que façam orações e agradeçam por esse trabalho realizado.

Ao término da missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas de Venâncio Aires. O trajeto começou pela Rua Tiradentes, seguiu pela Rua Voluntários da Pátria, Júlio de Castilhos, General Osório e retornou pela Tiradentes até o local de início. Muitas pessoas realizaram o trajeto com os pés descalços, para pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas no último ano. A ausência do sol baixou a temperatura do asfalto e tornou a tarefa menos árdua, mas não menos significativa.

LEIA TAMBÉM: Alta nos casos de Covid-19 leva a ajustes na programação, mas Festa do Bastião está confirmada

Publicidade

O tradicional Pastel do Bastião, como sempre, fez sucesso e alcançou números impressionantes de venda. Até o início da noite deste domingo, mais de 17 mil unidades já haviam sido comercializadas, e a expectativa é igualar ou até mesmo superar os 20 mil da última edição. “Estamos muito satisfeitos. Mesmo não tendo a festa social, músicas e banda, o pastel e a galinhada já são uma tradição”, afirma Júnior Simon, membro da organização da festa.

Implantada para auxiliar nas vendas e evitar aglomerações em função da pandemia, a telentrega dos pastéis obteve grande êxito e foi responsável por cerca de 30% do total de unidades vendidas. Com tantos pedidos, os entregadores precisaram trabalhar com rapidez para dar conta de atender a todos. Na quinta-feira, quando esteve em Venâncio Aires para o lançamento da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir, o governador Eduardo Leite provou e aprovou o Pastel do Bastião.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: “Ao salvar a vida de crianças, salvamos o futuro”, diz Leite sobre UTI pediátrica

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.