Centenas de venâncio-airenses compareceram às celebrações da 146ª Festa de São Sebastião Mártir neste domingo, 23. Pela manhã houve missa na Igreja Matriz e galinhada com maionese no pavilhão da paróquia. À tarde, os festejos continuaram com missa campal e a procissão dos fiéis pelas ruas da Capital do Chimarrão. O encerramento ocorreu com a busca dos novos festeiros, venda de galinhada e pastéis e o sorteio dos prêmios da Ação entre Amigos.
A missa campal, ao lado da Igreja Matriz, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Aloisio Dilli, e contou com a presença de uma multidão. O número de pessoas foi reduzido em relação aos outros anos em função da pandemia e as orientações para o distanciamento social. Em sua fala, o bispo abençoou os fiéis e pediu para que a população siga se cuidando. “Eu tirei a máscara só para que a minha voz fique mais clara, mas depois vou colocá-la novamente, porque ela é um meio de proteção da nossa vida”, disse.
LEIA MAIS: Festa do Bastião começa com atrações gastronômicas e religiosas
Publicidade
Dom Aloisio também pediu às famílias para que vacinem seus filhos contra a Covid-19 e acreditem na ciência. “Assim como pedimos a Deus saúde, nós também precisamos zelar pela nossa saúde e pela saúde do próximo.” Em seguida, ressaltou o esforço dos profissionais da área nos últimos dois anos e pediu aos fiéis que façam orações e agradeçam por esse trabalho realizado.
Ao término da missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas de Venâncio Aires. O trajeto começou pela Rua Tiradentes, seguiu pela Rua Voluntários da Pátria, Júlio de Castilhos, General Osório e retornou pela Tiradentes até o local de início. Muitas pessoas realizaram o trajeto com os pés descalços, para pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas no último ano. A ausência do sol baixou a temperatura do asfalto e tornou a tarefa menos árdua, mas não menos significativa.
LEIA TAMBÉM: Alta nos casos de Covid-19 leva a ajustes na programação, mas Festa do Bastião está confirmada
Publicidade
O tradicional Pastel do Bastião, como sempre, fez sucesso e alcançou números impressionantes de venda. Até o início da noite deste domingo, mais de 17 mil unidades já haviam sido comercializadas, e a expectativa é igualar ou até mesmo superar os 20 mil da última edição. “Estamos muito satisfeitos. Mesmo não tendo a festa social, músicas e banda, o pastel e a galinhada já são uma tradição”, afirma Júnior Simon, membro da organização da festa.
Implantada para auxiliar nas vendas e evitar aglomerações em função da pandemia, a telentrega dos pastéis obteve grande êxito e foi responsável por cerca de 30% do total de unidades vendidas. Com tantos pedidos, os entregadores precisaram trabalhar com rapidez para dar conta de atender a todos. Na quinta-feira, quando esteve em Venâncio Aires para o lançamento da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir, o governador Eduardo Leite provou e aprovou o Pastel do Bastião.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: “Ao salvar a vida de crianças, salvamos o futuro”, diz Leite sobre UTI pediátrica
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!