“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. A famosa frase do químico Antoine Laurent Lavoisier, no contexto em que aqui se aplica, faz também todo sentido. A natureza, além de sinônimo de vida e local de contemplação, tem recebido cada vez mais iniciativas que permitem uma maior conexão do ser humano com o meio ambiente. Em boa parte, isso tem ocorrido no meio rural, onde há uma reconfiguração das propriedades para receber turistas, que buscam por momentos de lazer, desligando-se do ritmo frenético dos grandes centros.
O turismo rural ganhou ainda mais ênfase com a pandemia, onde o isolamento exigiu adaptações e momentos mais individualizados ou personalizados entre pequenos núcleos familiares. Foi aí que muitas pessoas com espírito empreendedor e boas ideias viram oportunidades para iniciar ou expandir um negócio. A exemplo disso, diversos roteiros turísticos foram e continuam sendo formatados nas diferentes regiões do Rio Grande do Sul, de acordo com a turismóloga e instrutora do Senar-RS, Claudiana Y Castro, que acrescenta que o turismo rural é também uma importante fonte de renda para os produtores.
Nesta semana ela guiou participantes do Programa de Turismo Rural do Senar-RS, em uma visita por destinos turísticos do roteiro Caminho da Felicidade. A atividade integra um curso que conta ainda com a parceria da Emater/RS-Ascar, Prefeituras Municipais de Sobradinho, Passa Sete e Segredo e Sindicato Rural de Sobradinho.
Publicidade
Serão dois anos de atividades envolvendo o segmento do turismo rural, distribuído em dez módulos. No momento é a vez dos estudos acerca do Planejamento de Pousadas e Restaurantes Rurais, e é aí que a visita técnica faz a diferença, para que os participantes possam analisar, sob novas perspectivas, realidades muito parecidas com as suas, mas que já foram ou estão sendo transformadas para explorar os potenciais de cada propriedade, estabelecimento e localidade.
Estiveram participando da visita técnica empreendedores rurais de Sobradinho, Passa Sete e Segredo, pessoas interessadas em empreender nesta área turística, membros da Rota dos Casarões de Sobradinho, extensionistas da Emater e a turismóloga Paola Rech.
Na ocasião foram visitados sete destinos, sendo eles:
Publicidade
Como demonstrado nas visitações, muitas pessoas estão aproveitando a oportunidade de vitrine surgida com o Cristo Protetor e investindo, na cidade e no interior. Há muito em construção, restauração, na abertura de estradas e pavimentação. A experiência foi proveitosa para todos, que foram acolhidos pelos proprietários de cada empreendimento, oportunizando a troca de conhecimento, falas sobre conquistas e desafios, e a concepção de ideias para aplicar na região Centro Serra. Conforme Claudiana, tem-se mostrado com o curso que é possível qualificar, investir, inovar e que todos possuem potencial para crescimento, valorizando o que se tem de melhor.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.