Santa Cruz do Sul

FOTOS: Distribuição de pães lembra o Dia de Santo Antônio em Santa Cruz

Quem passou pela Praça Getúlio Vargas na manhã desta quinta-feira, 13, pôde levar para casa um pão abençoado com uma mensagem. A ação para marcar o Dia de Santo Antônio distribuiu 250 unidades e foi realizada pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, de Santa Cruz do Sul, dirigido pelo sacerdote Pai Antônio de Ogum.

Santo Antônio de Pádua é sincretizado nas religiões de matriz africana do Sul do Brasil com o orixá Bará (Exú), e no Nordeste, com Ogum. Já a distribuição de pães à comunidade representa símbolo de fartura, saúde e prosperidade, como explicou o integrante do grupo, Marcos de Ogum. “Essa tradição vai além dos ingredientes. O pão representa a união, a felicidade e outros. Nesse momento que estamos vivendo no Rio Grande do Sul, ele também faz referência à força e a energia do povo.”

LEIA TAMBÉM: Procuradoria da República abre vagas de estágio em Santa Cruz; veja detalhes

Publicidade

A distribuição do alimento foi realizada pelas filhas de santo do terreiro, Marlise Teresinha da Silva, 54 anos, e Elenice Tomaz, 54 anos. Marcos ressaltou que a figura do Santo Antônio é comum em outras religiões, mas na Umbanda ele também possui adeptos. “Ele pode sim ser celebrado em outras religiões, pois o santo traz a mensagem de união. É preciso sair dessas questões de individualidade.”

Na Umbanda, os adeptos costumam fazer oferendas e rezas para Santo Antônio, buscando ajuda e proteção. As dádivas podem incluir velas, flores e alimentos, além de objetos sagrados especificamente relacionados ao santo. As rezas são feitas com devoção, pedindo a intervenção do santo nos assuntos pessoais e na resolução de problemas, já que, na cultura popular brasileira, o santo é milagreiro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.