Quem passou pela Praça Getúlio Vargas na manhã desta quinta-feira, 13, pôde levar para casa um pão abençoado com uma mensagem. A ação para marcar o Dia de Santo Antônio distribuiu 250 unidades e foi realizada pelo Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, de Santa Cruz do Sul, dirigido pelo sacerdote Pai Antônio de Ogum.
Santo Antônio de Pádua é sincretizado nas religiões de matriz africana do Sul do Brasil com o orixá Bará (Exú), e no Nordeste, com Ogum. Já a distribuição de pães à comunidade representa símbolo de fartura, saúde e prosperidade, como explicou o integrante do grupo, Marcos de Ogum. “Essa tradição vai além dos ingredientes. O pão representa a união, a felicidade e outros. Nesse momento que estamos vivendo no Rio Grande do Sul, ele também faz referência à força e a energia do povo.”
LEIA TAMBÉM: Procuradoria da República abre vagas de estágio em Santa Cruz; veja detalhes
Publicidade
A distribuição do alimento foi realizada pelas filhas de santo do terreiro, Marlise Teresinha da Silva, 54 anos, e Elenice Tomaz, 54 anos. Marcos ressaltou que a figura do Santo Antônio é comum em outras religiões, mas na Umbanda ele também possui adeptos. “Ele pode sim ser celebrado em outras religiões, pois o santo traz a mensagem de união. É preciso sair dessas questões de individualidade.”
Na Umbanda, os adeptos costumam fazer oferendas e rezas para Santo Antônio, buscando ajuda e proteção. As dádivas podem incluir velas, flores e alimentos, além de objetos sagrados especificamente relacionados ao santo. As rezas são feitas com devoção, pedindo a intervenção do santo nos assuntos pessoais e na resolução de problemas, já que, na cultura popular brasileira, o santo é milagreiro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙