Criaturas aterrorizantes, mundos coloridos e personagens da infância sambaram na Avenida Gogoia durante o desfile de Carnaval de Rio Pardo. Entre a noite desse sábado, 10, e o início da madrugada deste domingo, 11, um mar de foliões se concentrou na principal via do município para acompanhar a parada, que contou com a apresentação de três escolas.
A primeira foi a Candangos, com um enredo apavorante: “Deu medo! Na Linha do tempo da vida, Candangos quer saber… do que você tem medo?”. Para abordar o tema, a escola apresentou os diversos tipos de temores que vão aparecendo ao longo da vida, da infância para adolescência, passando a fase adulta até chegar à velhice. Mas, mais do que escancara-los, buscaram trazer alternativas para enfrentá-los.
LEIA TAMBÉM: Corsan reativa reservatório de água no Bairro São João
As faces do medo foram expostas por diferentes personagens. Desde os mais presentes na infância – incluindo bicho-papão, fantasmas e bruxas -, fobias (medo de altura, por exemplo), aos temores do envelhecimento (com a solidão, a perda de dinheiro e a morte).
Publicidade
A próxima foi a Realeza da Vila. Problemas técnicos deixaram a apresentação da escola temporariamente sem som. Mas isso não atrapalhou o grupo que, com o apoio do público, prosseguiu.
CONFIRA TAMBÉM: VÍDEO: veja como foi o desfile das escolas de samba de Rio Pardo
Com o enredo “Do arco-íris sete cores, sete mundo, qual é o seu?”, a avenida foi abrilhantada pelo verde, vermelho, amarelo, azul-marinho, azul-celeste, lilás e laranja das alegorias. O espetáculo instigou a plateia a refletir sobre o que cada cor representa para nós. E todas ganharam destaque, com personagens diferentes à medida que a parada avançava.
Publicidade
A bateria foi uma homenagem à Oxumarê. O orixá, segundo filho de Nanã Buruquê, caminha entre o céu e a terra e traz a chuva, a abundância, a fartura e a cura para os desequilíbrios do amor e as mudanças de ciclos. No último carro alegórico, com os Mensageiros da Evolução, a Realeza da Vila reforçou os temas pelos quais a entidade luta desde sua fundação, há 34 anos, sobre paz, respeito e igualdade.
Por fim, foi a vez da Sociedade Esportiva e Recreativa Embaixadores do Ritmo. A infância foi a grande homenageada no desfile através do enredo “O Embaixador desperta a criança que há em você”. Alegria, “sapequices” e a nostalgia marcaram a apresentação, composta por 9 alas que incluíram três carros alegóricos e 400 componentes.
LEIA TAMBÉM: CarnaElétrico agita o Centro de Santa Cruz com muita música
No meio do espetáculo, o grande tema foi a educação. “Lugar de criança é na Escola!” foi a principal bandeira erguida pelos carnavalescos que desfilaram pela avenida, destacando a importância do aprendizado, da leitura, escrita e o conhecimento na construção do indivíduo.
Publicidade
Após três anos, as escolas voltam a competir na busca pelo título. Estão sendo avaliados os seguintes quesitos: bateria, samba enredo, harmonia musical, tema enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, comissão de frente.
A julgar pela alegria e entusiasmo dos foliões durante o desfile, nota-se que os jurados terão um difícil trabalho pela frente. Na Quarta-Feira de Cinzas, dia 14, será feita a apuração dos resultados e o público saberá qual escola sairá campeã.
A folia continua em Rio Pardo na noite deste domingo, dia 11. A Avenida Gogoia será ocupada pelos blocos carnavalescos. Ao todo, serão quatro. São João Menino é o primeiro, às 21 horas, com o enredo “São João Menino em cortejo ao Divino Espírito Santo”. O bloco Tentação leva a temática “O mundo encantado do circo”, às 22 horas. Mais tarde, às 23 horas, é a vez do Mãos do Samba contar “A face da verdade”. E para encerrar, à meia-noite, O Cupido traz o enredo “Amor de Cupido. Destinos entrelaçados. Eros e Psique”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Horóscopo: dia para aprimorar a mente
Confiram registros.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.