A quarta-feira de sol levou milhares de rio-pardenses à Rua Andrade Neves, para acompanhar o Desfile Cívico. Nos últimos dois anos, em virtude da pandemia, o evento não foi realizado. Ao todo, são 45 entidades participantes.
Personalidade histórica para Rio Pardo, o professor Ailton Zambarda dos Santos, falecido no último dia 8 de março aos 70 anos, foi o grande homenageado no desfile cívico realizado dessa quarta-feira, 7 na Rua Andrade Neves. Milhares de pessoas se aglomeraram nas calçadas, para acompanhar o evento alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: veja registros do desfile de 7 de Setembro em Santa Cruz
Publicidade
O desfile iniciou-se às 9 horas na Cidade Histórica. Desde as 7 horas, no entanto, já havia sido feito o bloqueio de ruas próximas à Prefeitura. Nos últimos dois anos, em virtude da pandemia, o evento não havia sido realizado. Ao todo, 45 entidades que desfilaram na via, entre elas a Prefeitura, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, instituições diversas e escolas do município.
Para o prefeito Rogério Monteiro, o desfile de 7 de Setembro representa a união da comunidade. “Estamos muito felizes, retomando essa atividade em sua plenitude. É uma satisfação vermos as famílias sentadas em suas cadeiras, tomando chimarrão, aproveitando o dia e comemorando esse momento cívico, que é especial”, salientou Monteiro. Ele ainda relembrou a passagem de Zambarda.
LEIA TAMBÉM: Em Santa Cruz do Sul, desfile de 7 de Setembro evidenciou a educação
Publicidade
“Ele era meu amigo pessoal. Tivemos o prazer de receber hoje a esposa, filhos e netos dele para prestar essa homenagem. Também ficamos felizes em ver as famílias aproveitando ao longo da Andrade Neves. Lembro quando criança, como ficava empolgado quando chegava a Semana da Pátria. Com muita alegria, vejo esse mesmo espírito hoje aqui na comunidade”, complementou o prefeito.
Presente no evento, a esposa de Ailton, Ana dos Santos, salientou a importância da homenagem ao marido. “Ficamos muito felizes que tenham lembrado dele. Meu marido era um apaixonado pela educação. Esses momentos, para ele, eram muito importantes. De onde ele estiver, tenho certeza de que está muito feliz, por ter sido homenageado nesse momento que reúne tantos estudantes”, ressaltou.
LEIA MAIS: FOTOS: Semana da Pátria é aberta oficialmente em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Ailton Zambarda dos Santos cursou Educação Física na Fisc, em Santa Cruz do Sul, na década de 1970. Casou-se em 1977 e teve três filhos, sendo dois homens e uma mulher. Foi vice-presidente da Apae, secretário municipal pró-segurança, presidente do Rotary Club e membro do Lions Clube.
Sua fase mais lembrada, no entanto, são os anos de dedicação à Escola Estadual de Ensino Médio Fortaleza, onde foi professor e diretor. Era responsável ainda pela banda marcial, que tocou ontem no desfile em memória dele. “Ele adorava participar dos desfiles, incentivava muito. Ressaltava, entre os estudantes, o patriotismo e o civismo. Eu e meus filhos estamos muito felizes com essa homenagem”, enfatizou Ana dos Santos.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: santa-cruzenses voltam às ruas neste 7 de Setembro
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.