Esta segunda-feira, 8, começou com trabalho intenso dos agentes de combate a endemias em Santa Cruz do Sul. Isso porque, pelo grande volume de chuvas dos últimos dias, que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, os cuidados com a dengue têm que ser redobrados – tanto pelas inspeções do poder público quanto pelas atitudes da população.
É o que informa a agente municipal de combate a endemias Daniela Silveira Lopes, que trabalhou nesta manhã na eliminação da água parada e coleta de larvas encontradas em vasos de plantas no Cemitério Municipal. Ela detalha que a atenção com o acúmulo de água precisa continuar no outono e no inverno, já que as larvas podem permanecer ativas por até um ano e meio nos locais onde são depositadas e, mesmo com as baixas temperaturas, a reprodução do mosquito não cessa.
LEIA MAIS: Quintal da Dengue desenvolve atividades lúdicas com alunos da EMEI Raio de Sol
Publicidade
“Das águas paradas das últimas chuvas já devem começar a nascer mosquitos nos próximos dias e isso é preocupante, porque a proliferação está sendo muito rápida e as larvas que encontramos estão positivando bastante para o Aedes”, relata. Atualmente, o município contabiliza 51 casos positivos da doença.
Em pontos estratégicos, onde a chance de haver água parada é mais alta – como cemitérios, floriculturas, sucatas e borracharias -, as vistorias dos agentes são feitas a cada 15 dias. A fiscalização nas residências e demais locais públicos é contínua, a fim de evitar que a dengue se alastre na cidade. Atualmente, são 12 agentes de combate a endemias contratados pela Secretaria Municipal da Saúde para realizar esses serviços, mas a Prefeitura busca aumentar esse contingente para poder otimizar as inspeções.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz mantém trabalho constante no combate à dengue nos bairros
Publicidade
Além de atuarem na eliminação do Aedes, os agentes mantêm contato direto com a população a fim de conscientizar sobre as atitudes individuais necessárias para a prevenção das doenças infecciosas. Uma das principais iniciativas é o Quintal da Dengue – projeto do Departamento de Vigilância e Ações em Saúde, lançado em outubro do ano passado, que visa a informar crianças e adolescentes, de forma lúdica, sobre a importância da limpeza de caixas d’água, pratos de animais domésticos, vasos de plantas e demais recipientes que ficam nos pátios e podem acumular água.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.