Nos fundos do prédio da ESF Senai, Zona Sul de Santa Cruz, tem um cantinho que a aposentada Cenira Alves, de 74 anos, adora ficar. “Aqui não tem barulho e a gente se sente bem”, revelou. Além de sombra e um extenso gramado, tem canteiros com algumas hortaliças e folhas verdes com chás medicinais.
A atividade de mexer na terra e cultivar plantas nos canteiros feitos pelos próprios pacientes e pela equipe da unidade de saúde, faz parte de uma das medidas terapêuticas realizadas no local. Segundo a enfermeira Juliana Rockembach, a ESF Senai atende cerca de 500 idosos, e é necessário oferecer as mais diversas formas de vínculos com o público da terceira idade, para que se sintam amparados e protegidos. “Quanto mais eles estiverem próximos de nós, melhor o resultado do nosso trabalho com a questão da saúde preventiva”, disse ela.
LEIA TAMBÉM: Semana terá temperaturas acima dos 30 graus; confira a previsão do tempo
Publicidade
Dona Cenira é exemplo disso, e diz gostar do contato com a terra e dos efeitos de um dos chás. “Mexer na terra é sempre bom. E quando estou mal de estômago, um chazinho de boldo ajuda. De melissa não preciso porque estou sempre calma”, brincou ela.
Além de dona Cenira, os senhores Pedro Rodrigues Alves e Paulo da Rosa frequentam o local toda semana para participar de outras duas atividades, como a caminhada pelo Bairro Senai e a prática do Lian Gong, atividade de origem oriental que consiste em fazer exercícios de alongamento. “Ficar parado adoece”, comentou Pedro. Na unidade de saúde também é realizado o projeto Cuidado ao Cuidador, que consiste em encontros periódicos para dar suporte às pessoas que exercem a função de cuidar da pessoa idosa.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙