Criar um espaço de atração de turistas e para cultuar a religiosidade de moradores da região Centro-Serra e dos mais diferentes municípios gaúchos. Foi com esse intuito que o prefeito Armando Mayerhofer desafiou sua equipe a erguer a estátua do Cristo Acolhedor. O que estava somente na imaginação, com mais mãos transformou-se em realidade e, no sábado, 28, foi oficialmente aberto ao público.
A comunidade participou da programação montada especialmente para a ocasião. Sob forte calor, dezenas de fiéis fizeram uma caminhada até o alto do morro, na localidade de Granja do Silêncio, à margem da ERS-400, onde a estrutura foi montada. Ao chegarem, acompanharam os discursos de autoridades e o momento ecumênico, que contou, entre outros religiosos, com a participação do bispo de Cachoeira do Sul, dom Edson Batista de Mello. Por fim, assistiram ao show do padre Ezequiel Dal Pozzo.
LEIA MAIS: Monumento Cristo Acolhedor é inaugurado em Sobradinho
Publicidade
A cada instante, o público foi aumentando até ocupar todas as cadeiras dispostas pela organização, reforçando o objetivo do prefeito, que idealizou aquele espaço quando visitou o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. “É uma possibilidade de incrementar o turismo de Sobradinho e região, com as visitas dos fiéis, que terão de abastecer, se alimentar, utilizar hotéis. É recurso que entrará no município, gerando emprego e renda.”
A partir da ideia, Mayerhofer buscou apoio para a instalação, como o local e os recursos. Conseguiu auxílio do deputado Marcelo Moraes (PL), que garantiu verba por meio de emenda. Foram destinados ao município R$ 1 milhão, parte para a saúde e o restante para as obras do entorno do monumento.
LEIA MAIS: Sobradinho inaugura ao pôr do sol o Monumento Cristo Acolhedor
Publicidade
Outros R$ 1,6 milhão foram dos cofres da Prefeitura. “O turismo é uma realidade, movimenta a economia, mas aqui é mais do que turismo, é um espaço em que as pessoas vêm para reforçar a fé, pedir auxílio”, enfatizou Moraes. O parlamentar reforçou a coragem da equipe de Mayerhofer, durante o processo de construção, para enfrentar as críticas por utilizar recursos públicos.
A estrutura do Cristo Acolhedor é a segunda em tamanho no Rio Grande do Sul. Tem 20 metros de estátua e outros quatro de base, onde será montada uma capela para a realização de encontros religiosos.
LEIA TAMBÉM: Fim de ano altera o funcionamento dos serviços em Santa Cruz; veja o que muda
Publicidade
No entorno, como investimento da iniciativa privada, estão previstos restaurantes e outros equipamentos de atração turística. A pretensão é que se transforme em um ponto de referência para a prática da fé e do turismo – algo que já vem acontecendo, antes mesmo da inauguração.
O casal Romildo e Darcila Scotta, de Linha Carijinho, distante cerca de 12 quilômetros do Cristo, estava em sua terceira visita ao local. Participaram de missa, foram ver a construção e, no sábado, acompanharam a inauguração. “Antes a gente só via no Rio de Janeiro, agora, tem um Cristo aqui pertinho”, comemorou Romildo.
LEIA TAMBÉM: Prazo para garantir desconto máximo no IPVA 2025 encerra nesta segunda-feira
Publicidade
Assim como o casal, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, fez questão de acompanhar a programação. Foi desde a caminhada de subida do morro e destacou a religiosidade, além do potencial atrativo político. “As pessoas vêm confiantes na força, na fé, e o Cristo acolhe.”
A estátua, como o nome sugere, tem os braços arqueados para frente, como se estivesse acolhendo a cidade de Sobradinho, que pode ser vista do local, e os visitantes. Também observam a imagem aqueles que passam pela ERS-400, que vai ter acesso facilitado para quem quiser chegar ao Cristo Acolhedor.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO-SERRA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.