A estátua do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, já se tornou assunto de repercussão nacional mesmo antes de estar pronta. A imagem deve ficar totalmente concluída até o fim de 2021 e terá 37 metros de altura, com mais 8 metros de base, superando em tamanho o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A obra, que começou a ser construída no topo do Morro das Antenas, 400 metros acima do nível do mar, em julho de 2019, promete uma vista privilegiada da Lagoa da Garibaldi e do Rio Taquari, tornando-se um ponto turístico. Ela foi concebida pela Família Moura – pai e filhos que trabalham com esculturas gigantes e monumentos em todo o Brasil.
A trajetória da família começou em Fortaleza, no Ceará, onde nasceu o artista plástico Genésio Gomes de Moura, hoje com 66 anos. Inspirado pelo irmão, que também trabalhava com arte, ele começou a desenhar na escola aos 12 anos. Criava imagens de figuras importantes, como Tiradentes, Castro Alves e Dom Pedro. Com 15 anos, ele passou a aprender entalhe em madeira e começou a trabalhar também com as esculturas de cimento. E lá se vão 40 anos.
LEIA MAIS: VÍDEO: Cristo esculpido de 43 metros é o assunto dos Vales
Publicidade
Após se mudar para Itajaí (SC), suas primeiras obras em cimento armado foram uma girafa de 5 metros e um marreco gigante para um shopping em Brusque (SC). Mais tarde, Genésio trabalhou nas esculturas do Beto Carrero e construiu algumas das estátuas da liberdade que ficam em frente às lojas da Havan.
De acordo com o filho de Genésio e também escultor, Markus Moisés de Moura, hoje o trabalho é dividido entre o pai e os dois filhos. “Somos de Fortaleza, mas crescemos no Sul. Fui estudar Educação Física em Minas Gerais e acabei trancando a faculdade para ajudar meu pai com o Cristo de Elói Mendes. Foi o primeiro trabalho que fiz.” Para a construção do Cristo Protetor, o artista de 41 anos está atualmente residindo em Encantado. O irmão mais velho, Matheus Rocha Moura, mora em Penha (SC) e trabalha para o Beto Carrero World, mas ajudou no início da construção do Cristo de Encantado, na fase de ferragem.
Já o pai mora no momento em Ituporanga (SC), onde está concluindo uma estátua de Nossa Senhora de Lourdes, de 40 metros de altura. Quando a obra estiver concluída, deve se juntar a Markus no Rio Grande do Sul para a finalização do Cristo Protetor. Assim a família se divide entre os trabalhos que estão em andamento, residindo sempre em cidades diferentes. “A gente vai conciliando os trabalhos. Quando surge uma proposta, a gente pega. Quando acabar o trabalho de Encantado, vamos para outra cidade”, conta.
Publicidade
LEIA MAIS: Bolsonaro diz que irá a Encantado para inauguração de estátua de Cristo
Dimensões
Genésio e Markus pesquisaram formas de diferenciar a estátua, adaptando as vestimentas e os braços, de forma que ele abraçasse a cidade. “O Cristo do Rio é uma obra de arte à parte, não há como comparar com nenhum outro no mundo. Já o Cristo de Encantado repete o gesto de qualquer ser que quer abraçar, ter sob sua proteção uma cidade que, assim como a humanidade, sabe o conforto que é se sentir protegido pelo que representa nos corações a figura do filho de Deus.”
Em geral a modelagem das esculturas leva cerca de um ano, mas depende do tempo e dos profissionais de acabamento disponíveis. Segundo Markus Moura, em um projeto como o do Cristo Protetor a equipe de trabalho é composta por cinco pessoas, incluindo auxiliares e colaboradores, mas aumenta na etapa de acabamento, quando são chamados pedreiros para a finalização. “Em uma obra dessa magnitude não existe isso de acompanhar de longe, tem que estar sempre presente. Eu e meu pai temos estilos idênticos, pois os traços que aprendi foi olhando os traços dele. Mesmo assim, sairia diferente da ideia dele, se ele não estivesse presente aqui.”
Publicidade
O monumento é feito com cimento armado, realizado com ferragem e revestido com tela de passarinho, recebendo por fim o acabamento com massa de cimento e pintura. “É um trabalho inteiro totalmente artesanal, não é pré-fabricado e não existem fôrmas. A gente faz no local, dobrando os ferrinhos e dando forma”, conta. Como os braços da escultura são muito pesados e a 40 metros de altura não é possível utilizar andaimes, foi necessário esculpir as mãos e a cabeça separadamente e içar com um guindaste. Só a cabeça levou três meses para ser modelada, mede 7 metros de altura e pesa 40 toneladas.
Na escultura total, apenas a parte artística terá 37 metros de altura, sem contar um para-raios que vai ter um metro e meio acima da cabeça. “De uma ponta a outra das mãos, são 39,4 metros. O peso total da obra fica facilmente entre 200 e 300 toneladas”, explica. Em comparação com o Cristo Redentor do Rio, que mede 38 metros com o pedestal, o de Encantado terá 43 metros, já que a base é de 8 metros de altura.
Markus conta que tenta aperfeiçoar seu trabalho a cada dia, extraindo aprendizados. “O verdadeiro valor de uma obra de arte está no brilho dos olhos de quem a admira. Me sinto maravilhado, inspirado pelas belezas naturais do Vale do Taquari, e pretendo honrar o dom que deus me deu. Que essa obra possa ser usada para o bem.”
Publicidade
Algumas obras da família
Cristo Luz, de 33 metros de altura, em Balneário Camboriú (SC). Escultura do Menino da Porteira e do Boi Sem Coração, em homenagem à música de Sérgio Reis, em Ouro Fino (MG). Buda Sentado na Flor de Lótus no mosteiro zen-budista de Ibiraçu (ES). Tem 35 metros de altura e é a segunda maior imagem de Buda do mundo. Memorial em homenagem ao Padre João, com 30 metros de altura, em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG). Monumento Berranteiro, com 6 metros de comprimento, na Praça 9 de Julho, em Barretos (SP). Monumento do maior berrante do mundo, com 16 metros de comprimento, na Praça do Berrante, em Ouro Fino (MG). Praça dos Dinossauros construída em homenagem aos sítios arqueológicos de Coração de Jesus (MG). Monumento de Nossa Senhora das Graças, com 20 metros de altura, em Bom Repouso (MG). Monumento do Peão de Boiadeiro, em São Sebastião da Bela Vista (MG). Estátua de Pelé, no trevo de entrada de Três Corações (MG). Monumento do Cristo, com 31,5 metros de altura, em Elói Mendes (MG).
LEIA MAIS: VÍDEO: Guri de Uruguaiana cria paródia em homenagem ao Cristo de Encantado