Paixão de Ricardo Lopes, que customizou veículo ao longo dos anos, rendeu prêmios regionais e nacionais
A relação do empresário Ricardo Lopes, de 47 anos, com o mundo automotivo é antiga. Começou cedo, ainda na infância, com a sua paixão pelo icônico Fusca da Volkswagen, que durante anos foi um dos veículos mais vendidos do Brasil, principalmente nas décadas de 1960 e 1970. Aos 2 anos, já acompanhava o avô José Lopes em passeios pelo interior do Rio Grande do Sul. Aos 8, desmontava miniaturas do carro, testando novas combinações e sonhando com o dia em que teria um modelo real para personalizar.
Décadas depois, esse sonho não apenas se concretizou como virou um projeto reconhecido entre os entusiastas do mundo automobilístico customizado no Brasil. O Fusca de Lopes passou por três grandes transformações em 26 anos. Originalmente preto, foi repintado de branco antes de ganhar sua versão atual, na cor terracota. “Acompanhei as mudanças do mercado e das tendências. No começo, o estilo era inspirado no filme Velozes e Furiosos. Depois, fui deixando o carro mais clean, mais sofisticado.”
LEIA TAMBÉM: Viaduto do Arroio Grande deve ser entregue no fim deste mês
Publicidade
Além da estética, o veículo recebeu diversas adaptações para melhorar desempenho e o conforto. A lista inclui teto solar, vidros elétricos, suspensão a ar, direção hidráulica, freios a disco nas quatro rodas e bancos inspirados no Porsche 914. No painel, uma central multimídia controla travas, suspensão e outros sistemas do carro por meio de um aplicativo de celular. Apesar das inovações, o motor mantém parte da configuração original, com pequenas modificações para garantir resistência e um pouco mais de potência em viagens longas.
A dedicação de Lopes ao projeto rendeu prêmios em campeonatos de carros rebaixados e som automotivo, incluindo três títulos em Lajeado. O reconhecimento mais expressivo veio em Pomerode (SC), no maior encontro de fuscas do Brasil. “Era um evento com 2 mil fuscas em exposição. Quando fui chamado como um dos mais bonitos, não acreditei. Foi uma emoção imensa representar Santa Cruz do Sul dessa forma”, conta.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura abre edital para concluir obras do Centro Ocupacional Santa Maria
Publicidade
Mesmo com propostas para venda, ele garante que não pretende se desfazer do carro. “Já recebi ofertas, mas ele tem um valor sentimental muito grande. Quero que fique na família, para meu filho e, quem sabe, meus netos. Customização nunca acaba. Sempre há algo para melhorar.”
Quem pensa que são poucas as opções possíveis de mudança em um Fusca, se engana. Ricardo Lopes transformou cada detalhe para ter um carro único. A lista é extensa.
O Fusca tem tudo o que é exigido pelos órgãos de regulamentação e fiscalização. Laudos do Inmetro e do Detran deixam o carro legalizado para circular nas ruas.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.