O Congresso Jubilar da Renovação Carismática Católica (RCC) trouxe a Santa Cruz do Sul nesse domingo, 22, representantes de 18 dioceses do Rio Grande do Sul. O evento, que também celebrou os 50 anos de fundação do primeiro Grupo de Oração no Estado, foi realizado no Ginásio Poliesportivo Arnão. Com programação das 8 às 17 horas, teve como tema Até aqui nos socorreu o Senhor.
A diocese de Santa Cruz do Sul foi responsável por sediar a atividade. Conforme a integrante Sonaime Terezinha Braga Vargas, coordenadora estadual do Ministério de Promoção Humana da RCC, a estimativa é de que cerca de 2 mil pessoas tenham participado. Ela destacou que a participação de público superou as expectativas e, com isso, reforçou a importância do congresso para os fiéis.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: 2º Festival Brasas e Acordes proporciona o melhor da gastronomia, da música e da cultura
Publicidade
Dentre os objetivos, destacam-se a intenção de louvar a Deus e a renovação do batismo, bem como manter viva a importância do Espírito Santo dentro da Igreja Católica. A programação contou com momentos de louvor e pregação, Momento Mariano, batismo do Espírito Santo e passeio com o Santíssimo Sacramento. Houve ainda atividades especiais de recreação e evangelização para as crianças.
Além de pregadores e grupos musicais das dioceses participantes, marcaram presença o presidente do Conselho Nacional da RCC, Vinícius Rodrigues Simões, e a presidente do Conselho Estadual, Cristine Gaia.
Início foi nos Estados Unidos
O movimento surgiu na década de 1960, quando um grupo de estudantes da Universidade de Duquesne, Estados Unidos, estava em retiro estudando o livro Os Atos dos Apóstolos. Durante a leitura, perceberam que aqueles que recebiam o Espírito Santo tornavam-se novas pessoas, cheias de vida, com dons e carismas. Os jovens pediram em oração a vinda do Espírito Santo, que se manifestou jorrando água das torneiras que estavam secas.
Publicidade
Desde então, o movimentou espalhou-se para o mundo, chegando ao Brasil por meio dos padres Eduardo Dougherty e Haroldo Rahm, norte-americanos naturalizados brasileiros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade