Santa Cruz do Sul

FOTOS: confira os principais problemas causados pelo temporal em Santa Cruz

A prefeita Helena Hermany convocou um mutirão envolvendo secretarias e subprefeituras para debelar os danos causados pela chuva que atingiu o município a partir da noite dessa terça-feira, 16.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) está com todas as suas equipes mobilizadas para o atendimento das demandas ocasionadas pelo temporal. Conforme Helena, as secretarias municipais e a Defesa Civil seguem trabalhando e em prontidão para solucionar os problemas causados pela intempérie nas áreas urbana e rural. “Quero manifestar minha solidariedade a toda a população atingida e garantir que estamos empenhados em atender a todos, para fazer com que a vida de cada um possa voltar ao normal o mais rápido possível”.

LEIA TAMBÉM: VÍDEOS: temporais acompanhados de rajadas de vento causam transtornos na região

Publicidade

Houve chamados em diversos bairros. No Progresso, a Seoi já iniciou a intervenção na área afetada pelo excesso de chuva. No Bairro Germânia, servidores realizaram inspeção na tubulação de escoamento da água da chuva e já está agendada a realização de serviço para melhorar a vazão da estrutura.

Na Cohab Renascença, área mais atingida da cidade, a secretaria iniciou a execução de uma valeta provisória para auxiliar no escoamento da água acumulada em uma pista lateral à BR-471. A tubulação da área será ampliada para dar mais vazão ao escoamento.

LEIA TAMBÉM: Lonas são distribuídas para famílias atingidas pelo temporal em Santa Cruz

Publicidade

Na Rua 28 de Outubro, houve alagamento por conta de tubulações entupidas com folhas. No Bom Jesus, na Rua Visconde de Mauá, foi iniciada a reconstrução de uma galeria de escoamento d’água, danificada pela quantidade anormal de chuva da noite passada. Até o final desta tarde, o trânsito no Acesso Grasel permanecia interrompido.

Interior

A zona rural também está demandando grande atenção. Pelo interior, os ventos causaram destelhamentos e queda de postes e árvores, ocasionando falta de energia elétrica e internet, além do bloqueio das estradas.

LEIA TAMBÉM: Tempestades devem voltar a atingir o Estado nesta quarta-feira; veja a previsão

Publicidade

Mutirão com a Seoi, Secretaria de Agricultura (Seagri), Defesa Civil e subprefeituras atuou para desobstruir estradas interrompidas com a queda de árvores e atender as famílias atingidas. Por volta das 16 horas, todas as vias já se encontravam desobstruídas.

Em Linha São Martinho, a ação conjunta conseguiu desbloquear a estrada, que tinha o trânsito interrompido com as árvores tombadas. Foram empregados no trabalho quatro retroescavadeiras, a da Subprefeitura de Boa Vista, da Associação de Boa Vista e duas da Seagri. Também foram liberadas as pistas em Pinheiro Machado, Victorino Monteiro e Linha Brasil.

Ainda foram registradas casas, galpões e salões destelhados. Houve prejuízos ainda em Linha General Osório, Rio Paradinho, Vila Panke, Nove Colônias, Travessa Andreas e em Linha Sete.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires contabiliza estragos e encaminha decreto de emergência

A Defesa Civil prossegue com o trabalho de atendimento aos moradores que tiveram os telhados danificados. No entanto, uma notícia trouxe alento aos afetados pelo temporal. A previsão do tempo para os próximos dias mudou, com razoável redução nos volumes de chuva. Dos 80 milímetros previstos para esta quarta-feira, 17, a estimativa reduziu para 30 milímetros. Já na quinta-feira, 18, ainda que com chuva mais intensa na madrugada e pela manhã, a quantidade diminuiu de 45 para 15 milímetros.

Na sexta-feira, 19, a previsão é de instabilidade com pancadas isoladas, com no máximo precipitação de 5 milímetros. E no sábado, 20, manterá a mesma característica, com o máximo de 10 milímetros de precipitação. O coordenador da Defesa Civil, Gilberto Reis, orienta que a população permaneça alerta e em caso de qualquer evento adverso entre em contato pelo telefone 153.

Publicidade

Veja registros no interior:

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.