A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) comemorou nesta sexta-feira, 3 de março, os 25 anos da primeira extensão: o campus de Sobradinho. Para marcar a data, ocorreu ontem à noite uma apresentação da Orquestra de Câmara da Unisc, na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho.
O concerto esteve sob a regência da maestrina Jamille Padoin, especial ao Dia da Mulher. No repertório, Chamamé – C. Domenici; concerto para 2 violinos de Bach, com as solistas Bruna Christ e Gianna Eick; concerto para 2 cellos Vivaldi, com as solistas Luyra Dutra e Samara Moraes; Andante Festivo de Sibelius; e serenata cordas op. 20 de Elgar.
A cerimônia contou com a presença do reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, da vice-reitora Andréia Rosane de Moura Valim, da coordenadora da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron, de coordenadores de cursos, do prefeito municipal, Armando Mayerhofer, e do pároco padre Gelso Bernardy, além de professores, alunos e funcionários da instituição e comunidade.
Publicidade
Bodas de Prata
Em 3 de março de 1998 foi inaugurada em Sobradinho a primeira extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O campus iniciou as atividades com os cursos de Ciências Contábeis e Pedagogia. Naquela época, a chegada de uma Universidade à região Centro Serra era bastante esperada pela comunidade.
Para a concretização do campus, houve um longo caminho que iniciou em 1991. Com o objetivo de obter um crescimento mais harmonioso e encontrar melhores alternativas para o desenvolvimento de Sobradinho e região, lideranças e autoridades locais iniciaram as tratativas de implantação de uma extensão da Unisc. Entretanto, na época somente existia a Faculdade Integrada de Santa Cruz do Sul (Fisc).
Somente após a criação da Unisc que os contatos foram frequentes até a concretização da extensão. “Buscar a formação dos filhos da terra é naturalmente desejo e ação das famílias, entidades, governantes que têm com as Instituições Educacionais a conjugação de esforços. Foi um marco gigante na história da educação, com abrangência regional, o Centro Serra.”, diz a secretária de Educação de Sobradinho na época, Eda Bridi.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Unisc Sobradinho inicia ano letivo e promove Concerto para marcar 25 anos de história
Em 2002, a extensão de Sobradinho foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) como campus fora da sede da Unisc. Os primeiros cursos presenciais instalados no campus foram os de Ciências Contábeis (bacharelado) e Pedagogia – Séries Iniciais (licenciatura). Em 2000, são ofertados os cursos de Administração (bacharelado) e Matemática (licenciatura). Em 2001, integra o curso de Letras/Inglês (Licenciatura) e, em 2003, o curso de Sistemas de Informação. Já no ano de 2020, a Unisc Sobradinho passa, juntamente com os demais campi, a ofertar cursos de bacharelado, licenciaturas e tecnólogos na modalidade Ensino a Distância (EAD). Em 2022, o campus passou a ofertar o Curso Técnico em Agropecuária.
Marco importante foi que, em 2007, o esperado Curso de Direito passa a integrar a cartela de bacharelados oferecidos à comunidade Centro Serra. Já o Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ) foi instalado no município de Sobradinho no dia 11 de maio de 2009, visando proporcionar o acesso à justiça para pessoas carentes e promover uma sociedade com equidade, atendendo a população dos municípios da comarca de Sobradinho.
Publicidade
Até 2022, foram formados pelo campus de Sobradinho 650 bacharéis e 145 na área das licenciaturas, totalizando 795 profissionais formados. Nestes 25 anos de atuação, a Unisc Sobradinho esteve sob a coordenação de Beatriz Schultz Stecker (1997- 2010), Daiane Centa Pasa (2010 a 2018) e Jocelaine Maieron (2018, atualmente).
Em 2023, a data também é comemorativa para a Unisc em geral, que completa 30 anos como Universidade.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!