A Editora Gazeta e o escritor José Alberto Wenzel apresentaram à comunidade regional a sua nova publicação, Vida Nova: a história do Sanatório Kaempf. O lançamento ocorreu nessa quarta-feira, 5, ao final da tarde, na Casa de Clientes Gazeta e reuniu mais de uma centena de pessoas. Responsável pela obra, Wenzel, que dedicou meses a pesquisa, entrevistas e levantamento de informações, recepcionou o público, que visitou o espaço para adquirir cópia autografada. Ao seu lado estavam sua esposa, Vera, e sua filha Aline, bem como pessoas que contribuíram com depoimentos para o livro.
LEIA MAIS: Livro que recupera o legado do Sanatório Kaempf seria lançado na Feira do Livro em Santa Cruz
O evento contou com a presença de Ivo Kaempf, neto do médico Eduard Kämpf, idealizador do empreendimento, que entregou uma placa em homenagem ao escritor. Wenzel destacou a receptividade da família. “Nos tornamos grandes amigos”, afirmou. O autor disse ainda que se trata de uma produção coletiva, com a participação de diversos protagonistas. “E vamos fazer juntos uma segunda edição, que vai ser ainda melhor que essa”, prometeu.
Publicidade
Para ele, a data escolhida para o lançamento, o Dia Mundial do Meio Ambiente, foi propício. Isso porque o fundador buscou com o sanatório, que funcionou durante 109 anos, a cura por meio da natureza. “É uma mensagem extremamente atual, que ele tinha visto lá em 1889 e nós ainda não enxergamos”, observou.
LEIA MAIS: Veja entrevista com o autor José Alberto Wenzel
Na visão do responsável pela Editora Gazeta, Romar Beling, a preocupação de Kämpf com o equilíbrio ambiental continua sendo uma referência contemporânea, que pode ser praticada na atualidade. “O empreendimento teve esse propósito, da integração máxima na natureza, e esperamos que o livro inspire outras empresas e instituições a seguir o mesmo exemplo”, ponderou.
Publicidade
Durante o lançamento, o diretor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, agradeceu pela presença da comunidade santa-cruzense, enfatizando o legado significativo da instituição. “Estamos falando de um empreendimento que começou no século passado, que é o primeiro CNPJ [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] de Santa Cruz. A primeira pessoa jurídica da cidade foi o Eduard”, disse.
LEIA TAMBÉM: Festival de Jazz movimenta Brás 1532 nesta semana
A quantidade de pessoas presentes no evento da Gazeta chamou a atenção da prefeita Helena Hermany. Para ela, isso mostra o quanto a comunidade está interessada em saber das histórias de Santa Cruz. “Somos um povo que valoriza as nossas raízes, o nosso passado, e que o usamos de exemplo para o futuro”, declarou. Ela foi cumprimentada também pelo diretor-presidente da Gazeta Grupo de Comunicações, André Luís Jungblut, e pelo psiquiatra Paulo Oleksiuk, que dera depoimento no processo de elaboração da obra e foi prestigiar Wenzel no lançamento.
Publicidade
Exemplares podem ser adquiridos na Casa de Clientes Gazeta, ao valor de R$ 70,00. A obra também está disponível em livrarias.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade