Regional

FOTOS: comunidade de Rio Pardinho é presenteada com espetáculo teatral

A turma do Centro Integrado entre Gerações (Cieg) teve uma tarde de muita diversão e novos conhecimentos sobre arte teatral no começo deste mês. A peça “Brincando de Teatro” foi exibida gratuitamente para a comunidade em estrutura montada junto ao Espaço Cultural e de Cidadania Rio Pardinho e teve a participação de cerca de 230 pessoas. Um dos pontos altos da programação foi a interação dos participantes do Cieg com os artistas da Companhia de Circo Tcheatro Xebebéu, de Camaquã, nos bastidores do espetáculo.

A peça interativa foi uma mostra de como a arte teatral contribui com a educação e o aprendizado de crianças e adolescentes. A promoção do espetáculo foi do Projeto Rio Pardinho, que é patrocinado pela Universal Leaf Tabacos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção do Cieg e Skené Projetos Culturais, a programação contou com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e realização da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo.

LEIA TAMBÉM: Reforma de ponte centenária de Rio Pardinho está concluída

Publicidade

Além da programação cultural, o momento foi de festividade e congregação com as famílias e representantes da comunidade. Uma praça de alimentação foi montada para a distribuição de pipocas, cachorros-quentes, churros, algodão doce e refrigerantes para as crianças e adolescentes participantes das oficinas e seus familiares. As famílias também receberam vales para retirada de galinhas recheadas no Festival da Galinha Recheada, tradicional evento da comunidade de Rio Pardinho.

Alessandra Beatriz dos Santos, mãe de Giovana Pietroski, 12 anos, comentou que o atendimento tem sido muito bom, bem como o aperfeiçoamento da aprendizagem. “É maravilhoso eles terem a oportunidade de música e dança, coisas que nós, pais, somos leigos”, disse. “A Giovana está há seis anos no Cieg e somos muito gratos. É visível o aprendizado dela, que toca escaleta, teclado e canta, e tudo isso nos ajuda muito na educação”, acrescentou. “Além disso, há interação entre famílias e Cieg, o que é muito importante porque a gente é convidado a participar com sugestões”, completou.

LEIA TAMBÉM: FC Rio Pardinho conclui cobertura da quadra poliesportiva

Publicidade

Yasmin Vitória de Vargas Borba, 14 anos, salientou que participar do Cieg é ter experiências inovadoras. “Adoro todas as oficinas, especialmente danças gaúchas e teatro, que é algo novo para nós. E essa oportunidade de interagir com os atores e conhecer os bastidores foi um momento inesquecível”, comentou. Já Lucas Gabriel Soares, 13 anos, acrescentou que participar do Cieg é muito bom. “O que mais gosto é da oficina de música e do Craques de Bola. Já toco escaleta e estou aprendendo também teclado”, disse. “Todos os aprendizados do Cieg ajudam a aperfeiçoar conhecimento, especialmente em artes e esporte.”

Alessandra e Giovana: graças ao Cieg, filha hoje toca escaleta e teclado, além de cantar
Apresentação em estrutura montada foi gratuita e teve a participação de 230 pessoas
Lucas participa do Craques da Bola
Yasmin Borba: teatro e danças gaúchas

Para Ivone Machado, moradora da localidade e membro do Grupo de Teatro Rio Pardinho, que tem as atividades no Espaço Cultural, a atuação da entidade é muito positiva para a comunidade. “O projeto é muito benéfico para o crescimento cultural e educacional das crianças e adolescentes, que têm oportunidade de aprender música, dança, teatro, informática e esportes, além de aprenderem regras de socialização como o compartilhamento das refeições”, completou.

LEIA TAMBÉM: Projeto ‘Rio Pardinho começa aqui’ chega a novos pontos em Santa Cruz

Publicidade

Saiba mais

Depois de um longo período de atividades remotas, o atendimento presencial do Cieg foi retomado no segundo semestre deste ano. As oficinas de Dança Folclórica Gaúcha, Música, Artes Digitais, Artes Cênicas e o Projeto Pirâmide Alimentar (com oferecimento de café da manhã, almoço e lanche) são mantidas com recursos repassados pela Universal Leaf ao Projeto Rio Pardinho via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Além disso, as 60 crianças e adolescentes têm atividades do Projeto Craques da Bola, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Projeto Celebrar, patrocinado pelo Charrua Hotel, e acompanhamento pedagógico e de assistente social. O atendimento é realizado três dias por semana, no contraturno escolar, com atividades que visam o desenvolvimento intelectual, físico e social. As ações têm o objetivo de prevenir o trabalho infantil e fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes do meio rural.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.