Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Nas telas

FOTOS: compare os personagens de “Renascer” nas edições de 1993 e 2024

Foto: Globo/Divulgação

José Inocêncio (Marcos Palmeira e Humberto Carrão) - Renascer

José Inocêncio é interpretado por Marcos Palmeira (segunda fase) e Humberto Carrão (primeira fase)

Estreia nesta segunda-feira, 22, a nova novela das 21 horas na TV Globo. “Renascer” é um remake (nova versão) da obra de mesmo nome, lançada em 8 de março de 1993, criada por Benedito Ruy Barbosa. A trama conta a história de José Inocêncio, um fazendeiro que ganha fama e se torna o produtor de cacau mais bem-sucedido da região. Na primeira versão, o papel foi interpretado por Antônio Fagundes, enquanto na nova versão Marcos Palmeira dará vida ao protagonista.

LEIA TAMBÉM: “Renascer”: o que já se sabe sobre o remake da novela da Globo?

Em 1993, outros nomes como Adriana Esteves, Patrícia Pillar, Fernanda Montenegro, Roberto Bonfim e Maria Luisa Mendonça integravam o elenco de Renascer. Já em 2024, Sophie Charlotte, Juan Paiva, Xamã, Gabriela Medeiros, Duda Santos, Juliana Paes, Uiliana Lima, Theresa Fonseca e outros atores e atrizes vão fazer companhia ao público a partir das 21 horas.

Publicidade

Marcos Palmeira esteve presente na primeira versão da novela: ele interpretou o personagem João Pedro, filho caçula de Inocêncio. Além dele, Jackson Antunes retorna ao remake da obra – na versão de 1993 ele deu vida ao jagunço Damião e, dessa vez, será Deocleciano. Compare, abaixo, os atores que interpretavam cada personagem nas duas edições de Renascer e a história de cada um, com base na primeira versão da novela.

LEIA TAMBÉM: Globoplay exibe beijo lésbico histórico em ‘Todas as Flores’

Compare os personagens de Renascer:

José Inocêncio – 1ª fase

Nada se sabe sobre sua origem, nem José Inocêncio conta. Sua vida parece começar quando chega às roças de cacau e finca um facão — que representa sua existência — num frondoso jequitibá. Valente, obstinado e sonhador, o trabalho árduo lhe rende frutos ao longo dos anos. Uma de suas principais características é ser bom de papo e gostar de contar histórias. Outra é a de ser justo. Muito querido pelos empregados, que lhe são totalmente fiéis. De natureza apaixonada, não resiste aos encantos de Maria Santa, com quem se casa e tem quatro filhos. A história deste patriarca é o fio condutor de “Renascer”.

Publicidade


Maria Santa (Santinha)

Maria Santa foi criada com extremo rigor pelo pai porque a irmã mais velha engravidou prematuramente e foi expulsa de casa. Quando conhece José Inocêncio e é pela primeira vez beijada por um homem, em sua inocência e ingenuidade pensa que vai ficar grávida. Depois disto, Santinha é também abandonada pelo pai, que se muda com a mãe do vilarejo, deixando a filha no bordel de Jacutinga. O casamento com Zé Inocêncio é perfeito, até que a morte os separa depois do quarto parto.


João Pedro

Quarto filho de José Inocêncio, João Pedro é rejeitado pelo pai porque Maria Santa morreu em consequência de complicações durante o parto. Não foi mandado para estudar na cidade grande como os irmãos, mas isto não diminuiu sua inteligência e sua capacidade de trabalho. É ele quem preserva a obra de Inocêncio, a quem ama e idolatra, apesar de ter todos os motivos para odiá-lo. Inclusive pelo fato de ter sido ele quem, apaixonado, levou Mariana para dentro de casa, perdendo-a para o pai.


Mariana

Neta de Belarmino e Nena, Mariana se aproxima de José Inocêncio com sede de vingança, pois a avó sempre o acusou de ter sido o mandante da morte do marido. Mas a mocinha sucumbe ao charme do fazendeiro, aumentando o abismo que o separa do filho caçula, João Pedro, já que o rapaz também se apaixona por ela.

Publicidade


José Augusto

Filho primogênito de José Inocêncio. Médico, José Augusto escolheu a profissão para agradar ao pai, sem ter vocação. Acostumado desde pequeno a receber tudo de mão beijada, não consegue gerir a própria vida adequadamente. Quando a história começa, ele está pensando em sair do Brasil, mas não sabe se vai para Lisboa ou Miami. É simpático, um tipo agradável, mas muito mentiroso.


José Bento

Segundo filho de José Inocêncio, José Bento é tão mimado quanto o primeiro e o terceiro. Formando em Direito, mora no Rio com uma antagonista dos tempos de vida universitária. É dele a iniciativa de propor a divisão das terras entre os irmãos, logo depois do casamento do pai com Mariana.


José Venâncio

Terceiro filho de José Inocêncio, José Venâncio está casado com Eliana quando a história começa, mas é muito infeliz. Conhece Buba e acaba indo morar com ela, apesar de viver um conflito por conta da condição sexual da nova mulher – ela é intersexo. Morre numa tocaia planejada para matar seu pai.

Publicidade


Eliana

Mulher de José Venâncio, Eliana é uma oportunista. Não quer ter filhos — o sonho de José Venâncio — para não estragar o corpo. Ao ser trocada pelo marido, não descansa enquanto não desvenda o mistério de Buba.


Buba

Buba começa a namorar José Venâncio sem revelar que é intersexo. Quando ele descobre, volta para Eliana. Mas o rapaz não resiste à doçura e à feminilidade de Buba, o oposto de sua mulher. Até um filho ela está disposta a adotar para formar uma família perfeita. Após a morte de José Venâncio, envolve-se com José Augusto.


Teca

Teca é uma menina de rua, grávida, que Buba leva para casa, a fim de adotar seu bebê quando nascer.

Publicidade


Deocleciano

Primeiro empregado contratado por José Inocêncio. Deocleciano acredita piamente nas histórias contadas pelo patrão e é um de seus melhores divulgadores. Casa-se com Morena, uma das moças da casa de Jacutinga, mas o casal não é feliz.


Damião

Contratado não se sabe por quem para matar José Inocêncio, logo depois de seu casamento com Mariana, Damião se encanta pelo coronel se torna mais um de seus fiéis empregados. Casa-se com Ritinha.


Jacutinga

Jacutinga é a dona do bordel local que acolhe Maria Santa como filha. Admirável personalidade, sábia, é quem faz os partos da mulher de Inocêncio, inclusive o último. É também da casa dela que Mariana surge na vida do coronel.


A trama

Ao fincar o facão ao pé de um jequitibá nas roças de cacau de Ilhéus, José Inocêncio promete permanecer com o corpo fechado enquanto o objeto estiver ali. Ele afirma que não morrerá “nem de morte matada, nem de morte morrida”. E a promessa acompanha o protagonista da novela de Benedito Ruy Barbosa com direção de Luiz Fernando Carvalho, Emilio di Biasi e Mauro Mendonça Filho, exibida originalmente em 1993. A história de Renascer fez enorme sucesso e marcou a história da teledramaturgia.

A trama de Renascer é dividida em duas fases. Nas roças de Ilhéus, o jovem José Inocêncio trabalha com muito empenho e consegue construir um império do cacau. Apaixonado por Maria Santa, casa com ela e os dois têm juntos quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro. Após o parto do caçula, Maria Santa morre. A tragédia faz com que José Inocêncio rejeite João Pedro durante toda a vida. Mas, apesar disso, ele cresce com um amor incondicional ao pai, apesar de saber que ele o culpa pela morte de sua mãe.

“João Pedro era o filho enjeitado com amor absoluto pelo pai. Um jovem trabalhador rural que nunca se deixou contaminar pela ambição, extremamente ético”, lembrou Marcos Palmeira que, para compor o papel em 1993, fez laboratório em uma fazenda. “Fiz laboratório na fazenda de cacau do meu avô, na Bahia, e ali pude mergulhar no universo cacaueiro que me ajudou a ter até um outro olhar para essa lavoura tão importante.” Na nova versão, ele dará vida a José Inocêncio.

LEIA TAMBÉM: Nos 42 anos sem Elis Regina, Maria Rita posta montagem com a mãe: ‘Nunca é fácil pra mim’

Enquanto os três filhos mais velhos moram na cidade, João Pedro é o único que se mantém ao lado do pai, mesmo tendo ciência de toda a indiferença que desperta nele. Para complicar ainda mais essa relação entre pai e filho, os dois se apaixonam pela mesma mulher: Mariana. João Pedro conhece e se encanta pela jovem e a leva para trabalhar na fazenda, sem saber que é neta do grande inimigo de José Inocêncio, Belamiro. Destinada a se vingar da família de José Inocêncio e João Pedro, Mariana acaba se envolvendo verdadeiramente com o inimigo de seu avô.

José Inocêncio e Mariana se casam, o que faz com que João Pedro tenha que sufocar o amor que sente por ela. Com a notícia da união, os filhos mais velhos exigem que o pai faça logo a partilha entre os herdeiros. “Renascer foi uma novela linda, num ambiente baiano. Passamos muito tempo gravando e morando em Ilhéus. Uma novela altamente poética, e minha personagem foi riquíssima para mim. Diferente de todos os trabalhos urbanos que já haviam me dado”, lembrou Adriana Esteves, que deu vida à protagonista aos 23 anos de idade, em 93. 

A trama de Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, ainda abordou a intersexualidade por meio da personagem Buba, interpretada por Maria Luisa Mendonça na primeira versão, em sua primeira novela na TV Globo. Buba se envolvia com um dos filhos de José Inocêncio, José Venâncio.

Com informações da TV Globo e Memória Globo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.