Regional

FOTOS: cheia do Rio Taquari atinge mais de 2,5 mil pessoas em Vila Mariante

A situação em Vila Mariante, em virtude da cheia do Rio Taquari, é preocupante. Pelo menos 25 pessoas que moram na localidade, no interior de Venâncio Aires, precisaram ser removidas das residências. Ao todo, segundo o prefeito Jarbas da Rosa, 2,5 mil pessoas foram atingidas pela enchente, de modo que muitas famílias estão abrigadas em casas de familiares em outros locais.

A reportagem do Portal Gaz está no local e verificou que no trajeto entre Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires há diversos pontos de alagamento às margens da RSC-287. Apesar disso, muitos moradores que precisaram sair de suas casas amarraram animais na altura do quilômetro 55. A Rota de Santa Maria, inclusive, emitiu um alerta, para que os usuários tenham atenção redobrada ao passar por lá e informou que vai mandar recursos de apoio e sinalização.

LEIA TAMBÉM: Chuva volta a trazer preocupação a moradores do Vale do Rio Pardo

Publicidade

Outra rodovia com problemas é a ERS-130. Está completamente bloqueada no quilômetro 30, entre Mariante e General Câmara. Ao todo, cinco comunidades foram atingidas pelas águas do rio, que continuam subindo rapidamente, possibilitando acesso somente em embarcações. “Estamos em monitoramento constante desde a madrugada e será um longo dia de trabalho”, ponderou o prefeito.

As famílias retiradas de suas casas e que não têm para onde ir estão sendo levadas para um ginásio na localidade de Linha Mangueirão, distante cinco quilômetros de Mariante. Lá, estão sendo atendidas por assistentes sociais e recebendo alimentação, água potável e toda a estrutura necessária, explicou Rosa. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão mobilizados. “O que queremos é eliminar qualquer risco de morte”, enfatizou.

LEIA TAMBÉM: Homem que estava retirando pessoas de casa alagada morre com choque elétrico em Estrela

Publicidade

A expectativa é de que o Rio Taquari continue subindo pelo menos até o fim da manhã desta terça-feira, 5. No Porto de Estrela, o nível chegou a 28 metros, considerada a quarta maior cheia da história da região. “Pelo que se está verificando em Lajeado e Estrela, é a maior enchente dos últimos 30 anos”, afirmou o prefeito. Em relação ao Arroio Castelhano, Jarbas da Rosa disse que a situação não é tão preocupante, pois já baixou durante a madrugada e continua recuando. Não há risco de inundação de casas, mas há pontos de alagamentos em algumas vias.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.