Regional

FOTOS: Certaja inaugura subestação de energia em Vale Verde

A Certaja Energia inaugurou na manhã desta quarta-feira, 19, a Subestação Vale Verde, com potência instalada de 10 megavoltampere, e uma linha de distribuição de 69 kilovolt, com 25 quilômetros de extensão. A obra, que teve início em junho de 2021, beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.

O investimento total ultrapassa R$ 26,7 milhões – é o maior da história da Certaja Energia. A Subestação Vale Verde fica na rodovia ERS-244, quilômetro 42, na localidade de Cerro do Chileno. A linha de distribuição de 69 kilovolt sai da subestação em Venâncio Aires e vai até a nova. Ao todo, 84 torres compõem a estrutura.

LEIA MAIS: Vale Verde passará a contar com subestação da Certaja

Publicidade

O presidente da cooperativa, Renato Pereira Martins, destaca que a iniciativa é uma conquista de todos os cooperados. “É fruto de um trabalho incessante e incansável para levar energia de qualidade para a nossa extensa área de atuação, que abrange 19 municípios do Rio Grande do Sul.” O vice-presidente da Certaja Energia, Ederson Madruga, ressalta que a obra deve alavancar o desenvolvimento econômico da região. “Este é um dos nossos compromissos. Com a nova subestação, o sistema oferece uma maior potência disponibilizada, o que possibilita a implantação de novos empreendimentos e a ampliação das atividades já existentes na região.”

Gerente de Distribuição da Certaja Energia, Eleandro Luis Marques da Silva, explica que o sistema de 69 kilovolt melhora a qualidade da energia fornecida. “Esta melhora pode ser verificada nos níveis de tensão, na confiabilidade do sistema, na diminuição das interrupções do fornecimento e na redução das perdas elétricas para a cooperativa.”

O prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch, observa que há algum tempo existia a necessidade do investimento para melhorar a qualidade no fornecimento de energia elétrica na região. Mas a demanda se acentuou com o início das operações da Dália no município em 2018 e da Arla Cooperativa e da Bendo, devido ao alto consumo. Schuch destaca que a inauguração da subestação possibilita a instalação de novas empresas, pois há disponibilidade de energia de qualidade e abundância, com garantia de não haver falhas no fornecimento.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.