Uma tradição que não se apaga. Assim é a saga dos Cavaleiros da Integração, de Santa Cruz do Sul, em busca da Chama Crioula – um dos principais símbolos dos Festejos Farroupilhas. Neste ano, eles vão até o município de Cristal, na região Sul do Estado, com a missão de trazer o fogo que representa o tradicionalismo. A saída aconteceu na manhã deste sábado, 2, da sede do grupo, localizada dentro do Parque de Eventos de Santa Cruz do Sul.
Cerca de 20 pessoas estão envolvidas na atividade. De acordo com Gustavo Landsvatter, coordenador dos Cavaleiros da Integração, tanto homens quanto animais vão embarcados até Cristal e, neste domingo, 3, iniciam a cavalgada, retornando a Santa Cruz. O trajeto terá, no total, 210 quilômetros, sendo que, a cada dia, devem ser percorridos em torno de 28 quilômetros. No meio do percurso, um dia será destinado ao descanso dos cavaleiros e dos cavalos.
LEIA TAMBÉM: Livro resgata o legado político de Siegfried Heuser
Publicidade
A previsão de chegada no Parque da Oktoberfest é dia 11 de setembro, à tardinha. No dia seguinte, acontecerá a abertura oficial da Semana Farroupilha, na Praça Siegfried Heuser. Os Cavaleiros da Integração são os responsáveis por levar a Chama Crioula, o que já acontece há 28 anos. “Esse ano o grupo completa 29 anos e é a 28ª cavalgada. Em 2020 não houve, em virtude da pandemia”, explicou.
*Colaborou o jornalista Cristiano Silva
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!